Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2016 - 08:00

Consumo do Comércio e Varejo cai 18,91% em um mês, aponta índice Comerc

Queda nas temperaturas e crise econômica favoreceram redução no consumo de energia do setor.

São Paulo—O Índice Comerc Energia revelou queda de 18,91% no consumo de energia elétrica pelo setor de Comércio e Varejo em maio de 2016 em comparação com o mês anterior. O Índice é apurado mensalmente considerando o consumo das unidades na carteira da empresa, líder em gestão de energia.

A queda é mais expressiva do que a observada nos últimos anos - quando ficou em torno de 8% - e tem relação com a queda nas temperaturas em maio, que ficaram mais amenas, principalmente no Sul e no Sudeste. Já nos últimos anos, maio foi mais quente do que o esperado e, consequentemente, incentivou o uso de ar-condicionado no Comércio e Varejo.

Outro ponto relevante para a redução no consumo é a crise econômica que afeta diversos segmentos. O Dia das Mães foi o pior em volume de vendas desde 2003, de acordo com dados da Serasa Experian. Em relação a 2015, houve queda de 8,4% nas vendas. O desempenho aquém do esperado influencia horários de funcionamento dos estabelecimentos, que podem optar por não operar com os tradicionais horários estendidos às vésperas de datas comemorativas, reduzindo o consumo de energia.

A média de consumo de todos os setores analisados também apresentou redução. O Índice Comerc Energia registrou queda de 1,66% em maio em relação ao mesmo período de 2015 e de 2,29% frente a abril de 2016. Os números acompanham as tendências apontadas por outros indicadores do mercado de energia. Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelam que o consumo no mercado livre de 1º a 31 de maio subiu 1,9% considerando o ingresso de novas empresas e incremento na carga por conta desta demanda. Tirando os efeitos deste movimento, o recuo verificado pela Câmara foi de 1,4% em maio, na comparação com mesmo período de 2015.

Comparativo setorial —Apenas três setores tiveram alta no consumo de energia em relação a abril, sendo a maior delas no segmento de Higiene e Limpeza, com 5,50%. Destaque para um sinal de recuperação no setor de Material de Construção, que registrou pequena alta, de 1,39%, em comparação com abril. A maior redução do mês ficou no setor de Comércio Varejista, com -18,91%, motivada pela mudança no clima e pelo desempenho em vendas.

Na comparação do consumo de maio deste ano com o mesmo mês em 2015, houve alta no consumo de quatro segmentos, com destaque para Química (+4,44%) e Papel e Celulose (4,35%). Nos demais segmentos que consumiram menos energia, as principais variações negativas estão nos setores de Manufaturados (-11,29%), seguido por Materiais de Construção, que registrou -10,84%.

A Comerc Energia foi fundada em 2001 e é formada por duas empresas: a Comerc Gestão e a Comerc Trading. A Comerc Gestão é a maior gestora de energia elétrica do Brasil, responsável por gerir 15% da carga de energia de consumidores livres. O objetivo da empresa é maximizar a redução do custo de energia elétrica e atender plenamente as necessidades do cliente no curto, médio e longo prazo, por meio da elaboração de estratégias de posicionamento e de estruturas de gerenciamento de energia. A gestora também administra 3.300 MW de potência de geração (produtores independentes e autoprodutores), buscando a criação de valor para o cliente por meio de estratégias de comercialização rentáveis, seguras e eficientes.

A Comerc Trading está entre as 10 maiores do país por montante de energia comercializada. Entre as comercializadoras independentes, a Comerc está na liderança. A empresa faz parte da aliança internacional Energy Experts, juntamente à norueguesa Bergen Energi, à norte-americana Delta Energy e à australiana Energy Advice. O grupo oferece soluções globais em gerenciamento e estruturação de estratégias de contratação de energia elétrica para consumidores multinacionais. Em 2015, a Comerc foi considerada a melhor empresa do setor de energia pelo ranking da Revista Exame Melhores & Maiores. | www.comerc.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: