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23/06/2016 - 08:38

GE Aviation desenvolve nova versão de motor para aviação agrícola


A GE Aviation, em parceria com a Thrush Aircraft, traça novos planos para o motor H80, turboélice da família H Series da GE. Durante o Congresso Nacional de Aviação Agrícola (SINDAG), a companhia anuncia que uma atualização do H80 está em curso, o que oferecerá um novo sistema de controle eletrônico (EEC, em inglês). Projetado para reduzir a carga de trabalho do piloto, o EEC possui uma alavanca única capaz de controlar tanto o funcionamento do motor, quanto da hélice. O SINDAG, evento anual que reúne os principais nomes da indústria aeronáutica com foco na agricultura, acontece de 22 a 24 de junho(quarta a sexta-feira), em Botucatu (SP).

A expectativa é que as primeiras unidades da aeronave 510G movidas pelo novo H80 entrem em operação já em 2017. Os primeiros testes em voo do sistema de controle eletrônico foram realizados no primeiro trimestre deste ano. Entre os benefícios registrados está a prevenção automática de sobreaquecimento e sobretorque, o que resulta em uma maior vida útil do motor e facilidade de manutenção.

“A parceria com a Thrush marca uma importante aplicação para o novo sistema de controle eletrônico do motor da GE. Queremos continuar oferecendo aos nossos clientes motores mais potentes, duráveis e eficientes, atendendo às suas necessidades de evolução”, diz Norman Baker, presidente e diretor- executivo de Negócios em Turboélices da GE Aviation. Outra novidade apresentada pela GE Aviation no SINDAG 2016 é a ampliação em mais de 10% do tempo para manutenção dos motores H Series. A família de motores, que hoje deve passar pelo processo de revisão a cada 3,600 horas ou 6,600 ciclos (o que ocorrer primeiro), passará a voar 4 mil horas entre uma revisão e outra, sem limite de ciclos. A novidade é válida tanto para novas unidades, quanto para as já em operação. Além disso, a companhia irá ampliar a garantia da unidade de controle do combustível dos motores H Series para 2,500 horas, resultando em significativas reduções de custos.

“A GE realizou extensivos testes nos motores da família H Series para validar e melhorar seu design robusto”, afirma Baker.“Nossos clientes agrícolas operam com elevadas proporções de ciclo e horas voadas. Ao analisar dados desde 2012, quando os motores H Series chegaram ao mercado, pudemos remover limites cíclicos e ampliar o tempo entre as revisões, ajudando nossos clientes a fazer mais com desempenho superior”, complementa.

A família de turboélices H Series incorpora as técnicas em 3D de design aerodinâmico da GE e utiliza materiais avançados para criar motores mais potentes, com eficiência de combustível e mais duráveis, sem necessidade de inspeções recorrentes do bico de combustível ou da área quente dos motores que equipam aeronaves agrícolas, de negócios ou de utilidade.

Brasil ganha novo Centro de Serviços Autorizados —A partir de julho, o mercado de aviação agrícola brasileiro irá contar com um novo Centro de Serviços Autorizados para os turboélices H Series da GE. A SOMA (Serviços Oficina e Manutenção Aeronáutica), localizada na cidade de Primavera do Leste (MT), acaba de assinar um acordo com a GE Aviation para oferecer serviços de reparo, unidades de substituição e suporte de campo para todas as unidades da família H Series – novas e já em operação. O braço checo da GE Aviation será responsável por capacitar a empresa com materiais e ferramentas para atender às necessidades dos clientes.

“A frota em operação equipada com os motores H Series cresce constantemente em todo o mundo. Por isso, estamos garantindo que nossa rede de apoio cresça junto para fornecer todo o suporte necessário aos nossos clientes”, explica Brad Mottier, vice-presidente e gerente geral de Sistemas Integrados da GE Aviation. “A expansão da rede de suporte, operadores locais terão um serviço mais rápido a um custo menor”, finaliza.

Desde a chegada dos turboélices H Series no mercado, em 2012, mais de 200 motores foram entregues a operadores das mais diversas aeronaves, incluindo o modelo agrícola Thrush 510G. A GE Aviation continua investindo na melhoria das capacidades de desempenho e manutenção da crescente frota de turboélices.

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