Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2016 - 07:39

Inmet vai fazer previsão do tempo para orientar atletas durante as Olimpíadas 2016

Investimento na plataforma digital para os jogos é de R$ 1 milhão.

Brasília —O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já está mobilizado para apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016, quando fará previsões sobre o tempo para orientar os atletas e o público. A primeira atividade do órgão voltada ao megaevento esportivo será a produção e emissão de boletins durante o percurso da Tocha Olímpica, que passará por 335 municípios de norte a sul do país, entre 03 de maio e 04 de agosto.

“Durante o percurso da tocha, a sede do Inmet, em Brasília, e os nossos seis distritos meteorológicos emitirão boletins especiais com a previsão do tempo”, diz o coordenador de Meteorologia Aplicada do Inmet, Alaor Moacyr Dall’Antonia Júnior. Desde 2013, ele participa de reuniões com a Autoridade Pública Olímpica (APO), Ministério do Esporte, governo do Rio de Janeiro, prefeitura do Rio e demais instituições envolvidas na realização dos Jogos Olímpicos para estabelecer as ações órgão durante as provas.

“Pela envergadura do Inmet, recebemos a missão de coordenar todas as equipes de previsão meteorológica”, destaca Dall’Antonia. A meteorologista Márcia Seabra foi escolhida para desempenhar essa atividade por ter experiência no apoio de eventos esportivos, acumulada desde o Pan-Americano do Rio, em 2007.

Segundo Dall’Antonia, o instituto dará apoio ao centro especial de gerência dos Jogos Olímpicos, no Rio, em tempo real. “Teremos um espaço reservado ao Inmet, onde uma equipe de seis profissionais vai trabalhar em rodízio, produzindo e emitindo boletins de previsão do tempo e avisos sobre eventuais riscos de situações severas para apoiar a maioria das competições esportivas, em diferentes locais na cidade do Rio de Janeiro.”

“Essas informações serão de fundamental importância tanto para os atletas, preparadores e organizadores das provas, quanto para o público”, acrescenta o coordenador de Meteorologia Aplicada do Inmet.

O Inmet, informa Dall’Antonia, está na fase final de desenvolvimento da plataforma digital Olympia, que deverá entrar em operação definitiva em meados de julho, para ser usada nas Olimpíadas. Ela concentrará todas as informações meteorológicas da cidade do Rio de Janeiro, dará informações sobre a previsão do tempo para os jogos em geral e especificamente para as provas de remo e vela, atendendo aos requisitos do Comitê Organizador.

O serviço meteorológico para o remo foi criado pelo Inmet em parceria com o Instituo Estadual do Ambiente (Inea), do governo do RJ. Já a ferramenta destinada à vela é resultado de ação entre o Inmet e o Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil e o CPTEC do INPE.

O Inmet já aplicou cerca de R$ 1 milhão no desenvolvimento e coordenação das tarefas de meteorologia, que permitirão apoiar com êxito os esportes olímpicos. A plataforma digital Olympia, que integrará todos os órgãos com interesse em meteorologia no Rio de Janeiro, será parte do legado e que deverá servir de base para a construção de outras parcerias semelhantes nos demais estados da Federação.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016 começam em 5 de agosto e vão até 18 de setembro. A Tocha Olímpica chega a Brasília no dia 03 de maio e depois seguirá para os 26 estados brasileiros. O percurso terminará na cidade do Rio de Janeiro. | MAPA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira