Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2016 - 07:23

Cidade grega de Olímpia vive expectativa para acendimento da tocha do Rio 2016


Tocha será acesa no dia 21 de abril (quinta-feira). Em 3 de maio, terá início, em Brasília, o revezamento da tocha pelo Brasil.

Quem andou nna terça-feira [19/04] pelas ruas da pequena Olímpia, cidade grega com cerca de 15 mil habitantes localizada a 300 quilômetros de Atenas, percebeu que chegou novamente o momento do foco esportivo mundial apontar para o local.

Postes tomados por centenas de bandeiras de vários países colorem as ruas e conduzem visitantes, turistas e moradores até as proximidades do Sítio Arqueológico de Olímpia. No caminho, crianças de escolas da região participavam de uma celebração em homenagem ao aniversário de 80 anos do revezamento da tocha olímpica, iniciado nos Jogos de 1936, em Berlim.

Seguindo em frente, já nas proximidades do Templo de Hera, atrizes trajadas de sarcedotisas gregas ensaiavam para o evento responsável pela mudança na rotina da cidade, a tradicional cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica, marcada para o dia 21 de abril(quinta-feira).

Aproximadamente 30 sacerdotisas cuidavam para que cada movimento saísse perfeitamente como pretendia a coreógrafa Artemis Ignatiou. A chama, trazida pela atriz Katerina Lehou do Templo de Hera até o Estádio Olímpico de Olímpia, foi entregue simbolicamente para um membro da organização do Comitê Olímpico Grego, que representou o ginasta Eleftherios Petrounias, o primeiro atleta a carregar a tocha e que está no Brasil participando de evento-teste no Rio de Janeiro. Tudo deverá estar pronto para o ensaio oficial do dia 20 de abril(quarta-feira). por volta das 12 horas local (6 horas pelo horário de Brasília). E tudo deverá estar impecável para o acendimento da tocha no dia 21.

Após um rápido trajeto pela Grécia, a tocha será entregue ao Brasil no dia 27 de abril. Em 3 de maio, terá início, em Brasília, o revezamento da tocha pelo Brasil.

80 anos do Revezamento —Idealizado pelo alemão Carl Diem, o tour teve início nos Jogos Olímpicos de 1936. Com o passar das edições dos Jogos, o revezamento ganhou a representatividade de união e festa para o país-sede. No Centro Histórico de Olímpia, dezenas de crianças prestavam tributo a essa história. O evento foi realizado em parceria com a cidade russa de Yakutsk, cidade-irmã de Olímpia e sede da sexta edição dos Jogos Children Of Asia, espécie de olimpíadas para jovens asiáticos de até 16 anos.

Para o secretário-geral do Chidren Of Asia e membro do Comitê Olímpico Internacional, Sergei Khatylykov, promover o movimento olímpico junto aos jovens por meio de eventos como o realizado em Olímpia é um privilégio. "É sempre um prazer estar aqui no berço dos Jogos, promover o movimento olímpico, passar os valores dos Jogos aos jovens e acompanhar o início do revezamento da tocha olímpica", disse. | Rafael Brais e Carlos Eduardo Cândido, de Olímpia (Grécia),

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira