Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2016 - 08:39

TGM: domínio de tecnologia garante geração de energia em térmica de grande porte TGM


E potencializa suas tecnologias em Turbogeradores de quatro e dois polos e torna as plantas mais rentáveis.

As evoluções tecnológicas da TGM consolidam novos conceitos em prol do desenvolvimento do setor sucroenergético para ser ainda mais competitivo mundialmente. Quatro turbinas que entraram em operação, duas de 60 MW na Odebrecht (BR) e duas na Guatemala sendo uma de 50 MW na Ingenio Palo Gordo e uma de 65 MW na CGN expressam tais incrementos.

Quatro turbinas que entraram em operação, duas de 60 MW na Odebrecht (BR) e duas na Guatemala sendo uma de 50 MW na Ingenio Palo Gordo e uma de 65 MW na CGN expressam tais incrementos.

O projeto da Odebrecht Agroindustrial — Unidade Eldorado, em Rio Brilhante, MS, recebeu a aplicação de novos conceitos na geração de energia com ciclo regenerativo e a TGM participou do desenvolvimento e da instalação desta tecnologia com sucesso.

Todo o processo, além de resultar em maior exportação de energia e eficiência à planta, propiciou maior estabilidade, flexibilidade e disponibilidade operacional, bem como reduziu o custo operacional.

Na Palo Gordo, a turbina de condensação de 50 MW é para vapor de admissão de 105 bar (a) e temperatura de 537ºC. A máquina tem controle de extração e está aplicada em geradores de dois polos. A Usina já conta com uma turbina TGM de 33 MW na cogeração para consumo próprio e o restante é vendido à rede elétrica daquele país.

Com a operação desta nova turbina, o cliente expressou total satisfação com o novo equipamento, pois atende plenamente as necessidades da empresa. Isto reforça o compromisso da TGM em oferecer equipamentos de qualidade com a mais avançada tecnologia, buscando a satisfação dos clientes pelo mundo.

A Guatemala recebeu ainda outra turbina TGM de condensação modelo CT 63 com 65 MW para potencializar o processo industrial na CGN. Esta foi a maior turbina a vapor fabricada na América Latina com tecnologia 100% brasileira. Por se tratar de um acionamento direto de gerador, a rotação da turbina é de 3.600 RPM. Esta característica visa maior economia de combustível da planta, cujo projeto conta com um ciclo regenerativo composto de múltiplas tomadas de vapor para o reaquecimento da água de alimentação da caldeira.

Além das tradicionais máquinas de geração de energia elétrica, a TGM é a que mais instalou equipamentos para acionamentos mecânicos de até 4 MW.

Segundo o superintendente de fábrica na San Carlos, Manuel Aguilar, a instalação trouxe melhoria na eficiência. “O resultado desta instalação se traduz em incremento da estabilidade na operação, disponibilidade de 100% das potências nos acionamentos das moendas que não foram afetados pelas variações do vapor e, o mais importante, a exportação de energia elétrica para a rede nacional”, disse. A operação na Agroindustrias San Jacinto S.A.A. também melhorou a eficiência em 25%.

“Este resultado nos permitiu seguir com um projeto de eletrificação das moendas, bombas d´águas de alimentação e exaustores induzidos pelas nossas caldeiras, ou seja, a TGM cumpriu com nossas expectativas”, revelou o superintendente de fábrica, Víctor Cano Ramórez.

No último semestre de 2015, a TGM vendeu uma turbina BTE 50 de 50 MW com gerador quatro polos para a Ingenio Azucarero “Adolfo López Mateos” do Grupo PIASA, no México. Esta turbina segue em fabricação em Sertãozinho, SP e a previsão de entrega será este ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: