Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2016 - 08:48

CPFL Eficiência conclui projeto de autoprodução para Alpargatas na PB

Projeto irá reforçar a segurança energética de três plantas industriais da fabricante de calçados na Paraíba.

Campinas (SP) — A CPFL Eficiência, empresa do Grupo CPFL Energia na área de eficiência energética, concluiu um projeto de autoprodução para a fabricante de calçados e artigos esportivos Alpargatas. As usinas irão reforçar a segurança energética de três unidades industriais da empresa na Paraíba, além de reduzir a compra de energia da rede de distribuição durante o horário de ponta.

O projeto de autoprodução para Alpargatas é composto por nove geradores a diesel, somando 18 MW de capacidade. As máquinas foram instaladas nas plantas de Campina Grande e Santa Rita e estão ligadas diretamente às linhas de produção das fábricas, garantindo, assim, a continuidade nas operações da Alpargatas. As unidades geradoras têm autonomia de 10 horas (consumo de 650 litros de combustível por hora).

“Esse é o primeiro contrato completo de autoprodução firmado pela CPFL Eficiência, desde a concepção global do projeto, passando pela implantação dos geradores e até a operação e manutenção das usinas”, diz o diretor da CPFL Eficiência, Luciano Goulart. A empresa incorporou o negócio de autoprodução da CPFL Serviços e tem o histórico de 97 MW de projetos construídos em 75 geradores em sete estados.

As discussões entre as empresas para o desenvolvimento do projeto tiveram início no começo de 2015, quando o País vivia a ameaça de racionamento de energia em razão da crise hídrica. O acordo entre as partes foi firmado em maio, sendo que as obras começaram em outubro e foram concluídas em janeiro de 2016.

O projeto traz mais confiabilidade no suprimento de energia para as fábricas da Alpargatas, diminuindo a dependência da distribuidora local. Além disso, também reduz os custos com a compra de energia, uma vez que os geradores irão operar no horário de ponta, quando as tarifas industriais são mais caras.

O contrato firmado entre as empresas foi na modalidade BOT (construir, operar e transferir, na sigla em inglês). A CPFL Eficiência realizou todo o investimento e será remunerada pela prestação do serviço. Todos os ativos serão transferidos para a Alpargatas ao término do contrato, que terá duração de oito anos e tem valor de R$ 15 milhões.

Além de ser responsável pela concepção e execução do projeto, a CPFL Eficiência representou a Alpargatas em todo o processo de licenciamento ambiental e nos trâmites legais com a distribuidora local para viabilizar a conexão das usinas na rede elétrica. “O projeto da Alpargatas cumpre todos os requisitos da legislação ambiental para emissão de poluentes”, acrescenta Goulart.

O contrato com a Alpargatas reforça a trajetória de crescimento da CPFL Eficiência, criada no final de 2014 para reforçar o portfólio de serviços e soluções energéticas da CPFL Energia para indústrias e comércio. Entre os acordos firmados está o com o grupo mineiro Algar, em setembro de 2015, que contempla a modernização dos sistemas de iluminação e climatização, a instalação de uma usina solar no data centers em Campinas (SP) e a expansão da planta solar do data center em Uberlândia (MG), além da migração da empresa para o mercado livre.

Outro contrato, firmado este ano, foi com uma empresa de saneamento na região Sul do País para a troca de motores por modelos mais eficientes. “O aumento das tarifas de energia tem intensificado a busca dos consumidores por soluções que reduzam os custos com energia, e a CPFL Eficiência tem atuado para oferecer projetos customizados que atendam as necessidades dos clientes”, afirma Goulart.

Perfil —A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o terceiro maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: