Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2008 - 09:23

Pernambuco vai sediar Seminários Técnicos de Turismo de Aventura

Evento será realizado nos dias 13 e 14 de março no Centro de Convenções, em Olinda. As inscrições são gratuitas.

O Brasil possui um grande potencial para se tornar um dos principais destinos internacionais de Ecoturismo e Turismo de Aventura. A indústria de Turismo de Aventura é responsável por quase 3 milhões de turistas, com um faturamento médio anual superior a R$ 290 milhões e tem quase 2 mil empresas espalhadas nos principais pólos de aventura do Brasil. De olho nessa expansão, o Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE Nacional criou o Programa Aventura Segura, que tem como entidade executora a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA.

Um dos destaques do Programa é o fortalecimento e a organização do segmento em 16 destinos nacionais prioritários, nos quais 10 desses destinos já estão sendo contemplados com as ações do Programa. Entre eles, Pernambuco que vai sediar os Seminários Técnicos de Turismo de Aventura entre os dias 13 e 14 de março, no Centro de Convenções, em Olinda.A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pela internet – formulário pode ser encontrado no site www.aventurasegura.org.br (no campo Seminários Técnicos), via fax: (31) 3227-1678 ou pelo e-mail [email protected]

O objetivo é apresentar o Programa Aventura Segura, disseminar informação referente ao turismo de aventura, apresentar a ABETA, além de criar oportunidades de articulação, relacionamento e conhecimento do meio empresarial e profissional do turismo de aventura no destino, envolvendo empreendedores, condutores, comunidade relacionada e voluntários na formação dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBSs).

Os Seminários Técnicos contarão com palestras, apresentações e debates com a participação de especialistas no segmento de turismo de aventura. Os principais assuntos abordados serão: Qualificação de condutores; Qualificação de gestores, operadores e empresários; Gestão da Segurança; Gestão Empresarial; Associativismo; Formação dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento – GVBSs; Normalização em Turismo de Aventura; Certificação de empresas e de condutores; Assuntos técnicos de atividades ofertadas nos destinos.

.Seminário Técnico de Turismo de Aventura, dias 13 e 14 de março, no Centro de Convenções , Pernambuco (PE). Inscrições: Internet – www.aventurasegura.org.br ou Fax (31) 3227-1678. Entrada franca. Realização: Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Abeta.Público alvo: Operadores, empreendedores, gestores, empresários, especialistas ligados ao segmento de Turismo de Aventura.

Programa Aventura Segura - Uma mudança de comportamento dos turistas, que hoje buscam novas experiências, aliadas ao contato com a natureza, fez crescer significativamente a oferta de produtos de turismo de aventura e ecoturismo. Esse aumento da oferta, aliado ao crescimento da demanda nacional e internacional pelo segmento, fez com que o Ministério do Turismo considerasse o Turismo de Aventura um segmento prioritário para investimentos em organização.

Assim, surgiu o Programa de Qualificação e Certificação do Turismo de Aventura – Programa Aventura Segura, uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceira com o Sebrae Nacional, executado através de um convênio com a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura. O Programa Aventura Segura é a soma das ações de fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas, subsídio à certificação para condutores e empresas, e formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS). O Programa tem duração prevista de 36 meses, sendo iniciado em janeiro de 2006 até dezembro de 2008.

Os 16 destinos turísticos nacionais priorizados nesta fase são: Rio de Janeiro – RJ; Fortaleza – CE; Bonito – MS; Chapada Diamantina – BA; Chapada dos Veadeiros – GO; Florianópolis – SC; Vale Alto Ribeira – SP; Serra do Cipó – MG; Foz do Iguaçu – PR; Serras Gaúchas – RS; Brotas – SP; Serra dos Órgãos – RJ, Socorro – (SP), Manaus (AM), Recife (PE) e Lençóis Maranhenses – MA.

Abeta - A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é a referência nacional de organização empresarial nos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura, cuja missão é transformar estes segmentos em atividades econômica, social e ambientalmente viáveis visando principalmente a satisfação para seus clientes. Entre os seus associados, temos operadoras, receptivos turísticos, meios de hospedagem, atrativos organizados, empresas de treinamento, cuja oferta concentra-se em produtos de ecoturismo e turismo de aventura. Seus projetos incluem representação dos segmentos perante a sociedade, o governo e o mercado, além de iniciativas de disseminação de conhecimento, qualificação de empresas e profissionais, estímulo à certificação e à promoção e comercialização internacional.

Abeta, Rua Rio Grande do Norte 1560 | Sala 401, Savassi - Belo Horizonte – MG | CEP 30130-171 | Telefones: (31) 3261-5707 | 3227-1678 | http://www.abeta.com.br | [email protected]

Dados - A indústria de Turismo de Aventura é responsável por quase 3 milhões de turistas, com um faturamento médio anual superior a R$ 290 milhões e tem quase 2 mil empresas espalhadas nos principais pólos de aventura do Brasil. Os números são do Relatório Diagnóstico do Turismo de Aventura no Brasil, estudo inédito apresentado no Painel “Turismo de Aventura – choque de realidade e estratégias para a mudança”, na abertura do 4º Simpósio Brasileiro de Turismo de Aventura, realizado durante a Adventure Sports Fair 2007, em São Paulo. O Relatório Diagnóstico é uma das ações do Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional, cujas ações vêm sendo implementadas pela Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura – Abeta, desde 2005, em 15 destinos nacionais presentes em 13 estados brasileiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira
 Consulta inválida: