Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2016 - 08:47

Carnaval requer atenção especial com a saúde visual

Transitions Optical e oftalmologista dão dicas de como evitar problemas comuns relacionados à visão durante as comemorações de Carnaval.

No Brasil, o Carnaval é um dos momentos mais aguardados do ano. Isso porque trata-se de uma data na qual muitas pessoas se divertem em blocos, clubes ou nos desfiles de escolas de samba. Nessa época do ano, no entanto, tende a aumentar os problemas relacionados à saúde visual, associados à aglomeração de pessoas, uso de acessórios nos olhos e exposição prolongada aos raios solares.

Para aproveitar com tranquilidade os dias de Carnaval, a Transitions Optical — líder mundial na produção de lentes fotossensíveis — e a Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica Latino-América, listam algumas atitudes que podem ajudar a proteger os olhos durante o feriado prolongado.

1. Evite ficar em locais fechados e de grande aglomeração por muito tempo: “As altas temperaturas propiciam a proliferação de micro-organismos relacionados a algumas doenças oculares, como a conjuntivite”, explica a Dra. Marcia Beatriz Tartarella. Portanto, recomenda-se não permanecer por longas horas em um ambiente fechado ou com grande aglomeração de pessoas. “Se perceber que há uma pessoa com olhos vermelhos e lacrimejantes, é melhor evitar o contato direto, a fim de reduzir a chance de contaminação por bactérias e vírus”, ensina a médica.

2. Proteja-se contra os raios solares: nas festas ao ar livre, há uma grande exposição aos raios solares. Neste caso, é imprescindível contar com óculos com lentes que tenham proteção aos raios solares. “Os óculos de sol funcionam ainda como uma barreira mecânica contra a contaminação dos olhos por micro-organismos e também por produtos, a exemplo de confetes, serpentinas e até mesmo as espumas químicas”, alerta a especialista.

Os usuários de óculos de grau têm como opção as lentes fotossensíveis, já que bloqueiam os raios UVA e UVB. “Além disso, elas trazem um conforto visual ao ajustar a incidência da luminosidade nos olhos, de acordo com a luz recebida”, comenta.

3. Não compartilhe acessórios para os olhos: fantasiar-se é uma maneira de tornar essa data festiva ainda mais divertida. E para deixar o visual interessante, os adereços são peças-chave, dentre eles, os óculos e as máscaras. “Esse tipo de acessório é pessoal e não deve ser emprestado, porque aumenta a chance da transmissão de doenças oculares”, alerta a oftalmologista.

4. Busque ajuda médica se surgir qualquer desconforto ocular> caso apareça qualquer sensação de areia ou de corpo estranho nos olhos, é indicado o uso de um colírio lubrificante para promover uma limpeza imediata. “Sempre aconselho a buscar a ajuda de um oftalmologista, pois somente um especialista poderá entender o significado dos sintomas e prescrever o melhor tratamento”, afirma a Dra. Marcia.

Perfil da médica: Prof. Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista com doutorado e mestrado pela Unifesp, graduação, residência e pós graduação pela Unifesp, membro da Diretoria da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América (SOPLA) e especialista em Catarata Congênita e Oftalmopediatria pela Unifesp.

Perfil— A Transitions Optical é líder mundial na produção de lentes fotossensíveis (adaptáveis) para os fabricantes ópticos em todo o mundo. Em 1990, foi pioneira na fabricação e comercialização de lentes adaptáveis de resina. Como resultado do seu investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Transitions Optical oferece uma ampla variedade de produtos, estabelecendo novos parâmetros de performance em proporcionar cada vez mais conforto e proteção UV para a visão. Liderança de produto, foco no consumidor e excelência operacional fizeram da Transitions ® uma das marcas mais reconhecidas do ramo óptico. A Transitions Optical é ganhadora do Gallup “Great Workplace Award” em 2013. |transitions.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: