Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2015 - 08:09

ABB realiza o comissionamento de uma ligação por cabo para levar energia limpa à plataforma Goliat

O sistema de cabos de corrente alternada (CA) de alta tensão da ABB irá fornecer energia da rede elétrica da Noruega à plataforma flutuante de produção Goliat.

ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, realizou com sucesso o comissionamento de uma ligação por cabo submarino para a companhia petrolífera Eni Norge que irá fornecer energia da Noruega à plataforma Goliat FPSO (Goliat Plataforma Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência). Esse sistema de cabos de energia submarinos de 105,5 km de comprimento é o mais longo de sua espécie no mundo.

Goliat, localizado no Mar de Barents, ao norte da Noruega, é o campo de petróleo mais setentrional do mundo. Nele serão processados até 100.000 barris de petróleo por dia e armazenados quase um milhão de barris de petróleo, que serão transportados para o litoral por navios.

O sistema de cabos trifásicos de corrente alternada (CA) de alta tensão da ABB inclui uma seção de cabo estático de 104 km no leito do mar, e uma seção de cabo dinâmico com 1,5 km de comprimento. Caso seja necessário, a classificação de potência elevada permite um aumento na alimentação de energia para fornecer eletricidade para campos adicionais no futuro usando o mesmo sistema de cabos.

A ligação com capacidade de 75 megawatts (MW) e 123 quilovolts (kV) irá fornecer cerca de 50% das necessidades da plataforma por eletricidade do continente, cortando as emissões de gás carbônico pela metade como resultado da redução do consumo de combustível fóssil nas turbinas a gás. A solução turnkey da ABB inclui o design, a engenharia, o fornecimento e a instalação e comissionamento do sistema de cabos.

A seção de cabo dinâmico fica suspensa na água entre a plataforma e o leito marinho e foi projetada especificamente para suportar o forte estresse mecânico e fadiga causados pelas correntes marítimas, ondas e o movimento da plataforma. Um recurso importante da solução é uma inovadora bainha metálica corrugada para esta seção, criada para resistir as rigorosas mudanças climáticas.

“Essa energia confiável fornecida do litoral a partir da rede do continente ajudará a reduzir o impacto ambiental da plataforma Goliat, assim como garantir uma operação segura e eficiente”, disse Patrick Fragman, responsável pela Unidade de Negócios de Grid Systems, parte da divisão de Sistemas de Potência da empresa. “Este é mais um exemplo da busca incessante da ABB por inovação e reforça nossa posição como líder mundial em tecnologia de cabos de alta tensão”.

Os cabos submarinos de polietileno reticulado de alta tensão (XPLE) da ABB minimizam as perdas elétricas e possuem uma excelente resistência a tração, o que os torna ideais para ambientes marinhos rigorosos. O cabo também vem com fibras óticas integradas para monitorar a temperatura e oferecer serviços de comunicações gerais. A ABB realizou o comissionamento de mais de 25 ligações de cabos de corrente contínua (CC) e outras centenas de corrente alternada (CA) em todo o mundo, incluindo ligações de força para plataformas de óleo e gás no Golfo Persa e no Mar do Norte.

Perfil —A ABB [www.abb.com.br], é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 140.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: