Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2015 - 08:31

Bloco do Sargento Pimenta faz primeiro ensaio aberto para o Carnaval 2016

“Pimenta em Família” toma conta do Paiol 08 dia 20 de dezembro (domingo), com entrada gratuita.

O carnaval vai começar mais cedo na Lapa: dia 20 de dezembro (domingo), o Bloco do Sargento Pimenta Faz o primeiro ensaio aberto para 2016 no evento "Pimenta em Família", voltado para pessoas de todas as idades. Corre Cutia, Colo No Bloco e Bloco Pipoca & Guaraná abrem os trabalhos no Paiol 08, que começam às 14h e só terminam às 22h. A entrada é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não-perecível ou água mineral.

Vai ser a primeira vez este ano que o bloco, que insere a música dos Beatles na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba, vai antecipar para público o que vem por aí no carnaval de 2016, dia 8 de fevereiro, no Aterro do Flamengo: a psicodelia contida em "Lucy In The Sky With Diamonds" vai nortear o desfile, que tem como slogan "Picture YourSELFIE", em alusão à primeira frase da canção do quarteto de Liverpool. Um convite para expandir a mente apenas com música e alegria.

Das 14h às 16h acontecem atividades infantis, a cargo da Corre Cutia – Festas Criativas e do Colo no Bloco. Os artistas brincantes da equipe da Corre Cutia realizam uma recreação lúdica e educativa, que levam a criança a explorar ao máximo sua criatividade, de forma leve e descontraída, estimulando o aprendizado livre através das artes e do resgate de brincadeiras simples. O Colo no Bloco, cuja bateria é composta apenas por mini instrumentos, vai tomar conta do espaço com um pequeno cortejo. No repertório, que fala sobre bebês e crianças, há marchinhas famosas e uma grande ciranda no final.

Às 16h o Bloco Pipoca & Guaraná Faz o show de abertura com versões de trilhas sonoras de desenhos, jingles de comerciais e programas de TV, em ritmos brasileiros. Com bom humor e figurinos descontraídos, o grupo, que começou em 2012, traz no repertório um xote em homenagem à abertura do seriado Chaves, Aladdin em ritmo de baião, hits do programa Silvio Santos em versão marchinha e uma ciranda para relembrar O Rei Leão. A bateria formada pelos alunos da oficina, que tem como base o método de educação musical O Passo, participa da apresentação, um aquecimento para o desfile de 2016, marcado para 31 de janeiro, às 15h, na Praça Afonso Pena.

O Bloco do Sargento Pimenta entra às 17h30 com o time completo, formado por banda e 140 ritmistas. Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das melodias das canções dos Beatles, o repertório inclui a ciranda "Yellow Submarine", o xote "Penny Lane", o ijexá "Twist And Shout", o samba reggae "Help!", o funk "A Hard Day's Night", o batidão "Ticket To Ride", as marchinhas "She Loves You" e "All My Loving", o baião "Can't Buy Me Love", o maxixe "Mother Nature Son", o samba "I Want To Hold Your Hand", a quadrilha "Here Comes The Sun" e o maracatu "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

No repertório do Carnaval 2016 há muitas novidades: "Oh! Darling", "You've Got To Hide Your Love Away", "I Saw Her Standing There", "Eleanor Rigby", "In My Life", "Martha My Dear" e "All Together Now" são algumas das músicas que vão ser mostradas ao público pela primeira vez.

O Bloco do Sargento Pimenta foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o carnaval. Veio a ideia de inserir a música do quarteto de Liverpool na sonoridade brasileira da bateria de uma escola de samba. De lá pra cá, o "Pimenta" arrasta multidões por onde passa. Em 2015, o Aterro do Flamengo recebeu 180 mil pessoas e o Sargento Pimenta abocanhou o prêmio Serpentina de Ouro, promovido pelo jornal O Globo, na categoria Melhor Bloco, em votação popular.

Os shows da Temporada de Verão do Sargento Pimenta são frutos de um processo vivido pelos 140 alunos na oficina do bloco, que é chamada internamente de "brincadeira séria". A diversão está garantida no carnaval e perpassa todas as aulas. No entanto, a brincadeira não teria tamanha repercussão se não fosse pela seriedade com a qual professores e alunos levam o processo de construção do trabalho, que culmina na segunda-feira de carnaval. Durante oito meses, os alunos participam de um processo de educação musical. Para entrar em contato com o rico universo da cultura popular brasileira e conhecer mais profundamente as músicas do quarteto de Liverpool, os nove professores lançam mão de uma ferramenta poderosa para o ensino-aprendizagem de música: o método O Passo. Essa "brincadeira" traz um trabalho diferenciado no circuito das oficinas de blocos de carnaval no Rio de Janeiro.

Primeiro ensaio aberto Carnaval 2016 do Bloco do Sargento Pimenta – Pimenta em Família, dia 20 de dezembro(domingo), das 14h às 22h, no Paiol 08 – Rua dos Arcos, s/n, Lapa (anexo à Fundição Progresso). Classificação etária: livre. Capacidade da casa: 400 pessoas. Entrada gratuita mediando doação de 1 kg de alimento não perecível ou água mineral.

Cronograma: 14h às 16h – Atividades infantis: Corre Cutia + Colo no Bloco (dentro do Paiol, na área fechada) | 16h às 17h – Show de abertura com o Bloco Pipoca & Guaraná (área externa do Paiol) | 17h30 às 21h – Bloco do Sargento Pimenta (com intervalo) | 22h – Encerramento do evento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: