Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2015 - 09:08

Air Liquide instala o primeiro posto de abastecimento de hidrogênio no centro de Paris

Por ocasião da COP21, a Air Liquide está instalando o seu primeiro posto de abastecimento de hidrogênio em Paris, em parceria com a empresa start-up de táxi STEP (Société du Taxi Electrique Parisien), com sede na capital francesa, e com o apoio da Câmara Municipal local. O posto está localizado no centro de Paris, na Cours Albert 1er, no estacionamento público Pont de l’Alma, e possibilita a veiculação da propaganda “a primeira frota de táxis elétricos movidos a hidrogênio que atende a área da Grande Paris”.

Este primeiro posto de abastecimento situado dentro dos limites de Paris abastecerá os primeiros taxis elétricos movidos a hidrogênio da frota que veiculará a “propaganda”, durante e depois da COP21. Inicialmente composta de cinco carros Hyundai ix35, a frota deverá ter a sua quantidade elevada para aproximadamente 70 veículos, no prazo de um ano, e para centenas de automóveis, nos próximos cinco anos.

No decorrer de 2016, uma rede permanente de postos de hidrogênio, projetados principalmente para atender às necessidades desta frota de táxis, será instalada gradativamente na Área da Grande Paris.

O posto de Paris, assim como todos os postos projetados e instalados pela Air Liquide, tem capacidade para reabastecer veículos elétricos movidos a hidrogênio em menos de cinco minutos, representando uma autonomia de cerca de 500 quilômetros.

O hidrogênio oferece inúmeras vantagens em termos de “transporte limpo”. Utilizado em uma célula de combustível, se mistura com o oxigênio no ar produzindo eletricidade e sem gerar qualquer tipo de subproduto que não seja água; oferece também uma autonomia consideravelmente melhor em termos de quilometragem.

A Air Liquide domina plenamente a cadeia de suprimento de hidrogênio, desde a produção até o armazenamento e desde a distribuição até o desenvolvimento de sua utilização pelos consumidores finais. O Grupo está participando ativamente na divulgação do uso generalizado do hidrogênio como energia limpa, principalmente para o setor de transporte. A Air Liquide já projetou e instalou 75 postos de abastecimento de hidrogênio em todo o mundo, cinco dos quais na França. O primeiro posto de abastecimento de hidrogênio para um órgão governamental na França (Conselho Departamental do Canal da Mancha) foi inaugurado em janeiro de 2015, em Saint-Lô (Normandia).

François Darchis, membro do Comitê Executivo da Air Liquide que chefia o setor de Inovação, declarou: “Estamos muito satisfeitos com a nossa parceria com a start-up STEP. Este primeiro posto nos permitirá divulgar, junto aos consumidores, os benefícios do hidrogênio como energia limpa para veículos. O hidrogênio oferece uma solução efetiva para os desafios impostos pela questão da mobilidade sustentável, pois reduz as emissões de gases que provocam o efeito estufa, bem como a poluição das áreas urbanas. Este projeto enfatiza ainda mais o comprometimento da Air Liquide com a implantação de tecnologias à base de hidrogênio que dão suporte à mobilidade sustentável e à proteção ambiental.”

Hidrogênio, uma energia limpa — Utilizado em uma célula de combustível, o hidrogênio é misturado ao oxigênio do ar e produz eletricidade, liberando somente água. O hidrogênio pode ser produzido a partir de diversas fontes de energia, inclusive do gás natural, como também a partir de inúmeras fontes de energia renovável. Isso faz com que o hidrogênio seja uma das soluções para o suprimento de energia limpa. Além disso, sua capacidade de armazenagem proporciona a garantia de segurança de seu fornecimento.

Hidrogênio Azul — Este é um programa da Air Liquide, cuja meta é descarbonizar gradativamente a sua produção de hidrogênio destinado a aplicações energéticas. Em termos práticos, a Air Liquide comprometeu-se a produzir em pelo menos 50% o hidrogênio necessário para essas aplicações até 2020, através de processamentos isentos de dióxido de carbono:

• Com o uso de energias renováveis, eletrólise da água e reforma do biogás.

• Com o uso de tecnologias para capturar e aperfeiçoar o dióxido de carbono emitido durante o processo de produção de hidrogênio a partir do gás natural.

Mesmo quando o hidrogênio é produzido a partir do gás natural, não deixa de ser uma energia nobre. Em uma distância percorrida, os veículos movidos a hidrogênio reduzem em até 20% as emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) quando comparados com veículos movidos a combustão interna, além de não produzirem nenhuma partícula fina.

Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 50.000 empregados, atendendo a mais de 2 milhões de clientes e pacientes. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902. A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com desempenho duradouro e atuação responsável.

As ideias da Air Liquide criam valor ao longo do tempo. No seu núcleo de desenvolvimento habitam o comprometimento e a inventividade de seus talentos. A Air Liquide antecipa os desafios de seus mercados, investe local e globalmente, com soluções de alta qualidade, para seus clientes, pacientes e a comunidade científica.

A empresa se baseia na competitividade de suas operações, nos investimentos direcionados aos mercados em desenvolvimento e nas suas inovações para gerar um crescimento rentável no longo prazo.

As receitas da Air Liquide somaram 15,4 bilhões de euros em 2014, sendo suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A), é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: