Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2015 - 08:00

Aracaju é premiada pela valorização da cultura em prêmio de competitividade


O destino foi o que mais evoluiu entre os 65 destinos turísticos monitorados pelo Ministério do Turismo.

Aracaju foi a capital que mais se superou quando o assunto é cultura, de acordo com estudo de competitividade que avalia itens relacionados à atividade turística. A pesquisa foi apresentada no dia 09 de dezembro quarta-feira), pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. No ranking geral, Aracaju foi considerada a 26ª mais competitiva do país, entre as 65 cidades monitoradas.

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um indicador que permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Para isso, monitora a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país. O estudo a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística.

“O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves. A cidade mais competitiva do país hoje é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A evolução de Aracaju em aspectos culturais levou em conta a projeção da culinária típica, as manifestações religiosas e a existência do Conselho Municipal de Cultura. O destino alcançou a nota de 62,4 pontos, ainda abaixo da média nacional (64 pontos), em uma escala que varia de 0 a 100. No entanto, foi o município que mais evoluiu em relação a si mesmo: 7,9 a mais do que o registrado em 2014. Os pesquisadores apontaram como desafios a criação de uma política municipal e uma legislação específica para a cultura, além de um fundo municipal de cultura.|Gustavo Henrique Braga.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira