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10/12/2015 - 08:00

Fortaleza e Corumbá: o que as duas cidades têm em comum?

Ganhadores do prêmio "maior evolução do ano", os dois destinos destacam-se pelo progresso em competitividade, revela estudo.

O Ministério do Turismo e o Sebrae premiam no dia 09 de dezembro (quarta-feira), em Brasília, as cidades que mais evoluíram em 13 aspectos que ajudam a compor a atividade turística, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional. Depois de uma pesquisa de campo realizada em 65 destinos turísticos, Fortaleza (CE) e Corumbá (MS) foram apontadas como os municípios que mais avançaram em relação aos seus resultados do ano passado.

A premiação é concedida aos municípios que mais evoluíram no índice geral e em cada uma das 13 categorias, que incluem infraestrutura geral; acesso; atrativos; políticas públicas; serviços e equipamentos turístico, entre outras. Nesta 7ª edição do Índice de Competitividade, nove municípios receberão certificado, já que alguns avançaram em mais de uma dimensão.

Obras realizadas com apoio do Ministério do Turismo contribuíram para colocar Fortaleza como a capital com maior evolução no índice. A requalificação da orla da Praia do Futuro, que conferiu melhorias urbanísticas no principal atrativo natural da cidade e o Centro de Convenções, cuja programação influenciou na diversificação da oferta turística local. A capital cearense alcançou também a maior evolução no quesito Aspectos Sociais.

“O exemplo de Fortaleza reforça a importância do investimento público no desenvolvimento e na estruturação dos destinos e confirma a relevância do índice de competitividade no processo de identificação dos avanços e dos problemas a enfrentar”, destacou o ministro Henrique Eduardo Alves.

Corumbá foi a que mais avançou entre as não capitais. Também foi a primeira se consideradas as categorias: capacidade empresarial, acesso e marketing e promoção do destino. Como diferenciais da cidade foram apontados sua localização, porta de entrada do Pantanal, patrimônio natural pela Unesco; o desenvolvimento de ações de marketing e a promoção além da integração de esforços entre as iniciativas pública e privada para desenvolver o turismo local.

Os destinos premiados: .Fortaleza (CE): índice geral e Aspectos Sociais | . Corumbá (MS): Índice geral; Acesso, Marketing e Capacidade empresarial |. Macapá (AP): Infraestrutura geral e Serviços e equipamentos turísticos | . Porto Alegre (RS): Atrativos Turísticos | . Diamantina (MG): Políticas Públicas | . Mata de São João (BA): Cooperação Regional | . Paraty (RJ): Monitoramento e Economia Local | . Ipojuca (PE): Aspectos Ambientais | . Aracaju (SE): Aspectos Culturais.

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