Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2015 - 07:16

GE entrega primeira fase de pesquisa inovadora para a Confederação Brasileira de Canoagem


A GE, patrocinadora da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) desde abril de 2015, entregou oficialmente essa semana a primeira fase da pesquisa que está sendo desenvolvida pelo seu Centro de Pesquisas no Rio de Janeiro para os atletas da canoagem. A oficialização foi feita no próprio Centro de Pesquisas durante reunião entre seu líder, Ken Herd, e o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner.

A primeira etapa compreendeu na disponibilização em tempo real para o treinador de dados coletados por sensores colocados nas embarcações e nos atletas. Esta tecnologia já começou a ser utilizada com sucesso pelas equipes e deve ajudar a estratégia de treinamento, promovendo dados e métricas de desempenho dos atletas para o técnico. Segundo Ken Herd o objetivo é melhorar o desempenho técnico e físico dos atletas visando a conquista de medalhas. “Por meio dessa parceria inovadora, a GE está aprimorando e colocando em prática a tecnologia de internet industrial, desenvolvida aqui no Brasil para apoiar o esporte nacional”, salientou.

Já João Tomasini destacou que esse é um importante passo da parceria entre a CBCa e a GE para que seja conquistado um diferencial altamente competitivo para os Jogos Rio 2016. “Tivemos excelentes resultados nos Mundiais esse ano e o bom andamento das pesquisas com a GE só fortalecem nossas expectativas pela conquista de medalhas”, comenta.

Detalhes da pesquisa —O trabalho do Centro de Pesquisas consiste em desenvolver um software que colocará em prática o conceito conhecido como “Big Data” para a coleta e avaliação de dados em tempo real. O desempenho dos atletas poderá ser avaliado com base em informações coletadas e avaliadas instantaneamente por um sistema inteligente conectado às embarcações e aos atletas.

O sistema responsável pela coleta e análise dos dados dispõe de acelerômetro, giroscópio, magnetômetro e GPS utilizados para medir a frequência e intensidade da remada, além de detectar a localização, a velocidade e a direção da embarcação. Além disso, os atletas utilizam um monitor de frequência cardíaca que envia as informações via Bluetooth para os coletores instalados na embarcação.

Todas as informações captadas nesse sistema são transmitidas para um sistema central armazenado na nuvem que opera sobre a plataforma de Internet Industrial da GE. Esse sistema central armazena e cruza todos os dados automaticamente, oferecendo ao técnico uma análise completa e a fácil visualização das informações em um dashboard, acessado por meio de um tablet.

De acordo com Ken Herd, em todos os Jogos Olímpicos a GE apoia uma modalidade do país-sede. “O histórico mostra que os times beneficiados com o patrocínio da companhia alcançaram o lugar mais alto do pódio”, salienta. Além das equipes brasileiras de canoagem, a GE patrocinou as equipes britânicas de Triatlon (Londres 2012) e os times de Snowboarding e Esqui da Rússia (Sochi 2014), sendo que ambas as competições marcaram as primeiras medalhas olímpicas destas equipes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira