Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2015 - 07:21

Ibama dá sinal verde para hidrelétrica de Belo Monte

A hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, recebeu sinal verde para encher seus reservatórios e, a partir daí, começar a gerar eletricidade. No dia 24 de novembro(terça-feira), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença de operação para a empresa Norte Energia, responsável pelo projeto, que está em construção há quatro anos e cinco meses no rio Xingu, no Pará.

Segundo informações da Norte Energia, as comportas do Sítio Pimental foram fechadas exatamente às 14 horas da tarde deste mesmo dia, após a autorização do Ibama, iniciando o enchimento do reservatório.

“Belo Monte é uma usina muito importante para o setor elétrico e para o Brasil, que precisa de energia limpa, renovável e a custos declinantes para dar suporte ao nosso desenvolvimento”, comentou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Uma das vantagens da usina é que ela está numa região com regime de chuva complementar ao do Centro-Sul. Portanto, nos meses em que ela estiver a plena carga, será período de seca no Centro-Sul.

Localizada no sudoeste do Pará, Belo Monte terá capacidade instalada de 11.231 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer até 60 milhões de pessoas. A previsão é de que a usina comece a gerar de forma mais intensa a partir de março de 2016, quando se espera o início da operação da Casa de Força Principal (Sítio Belo Monte), que responderá por 97% da energia do empreendimento. Os outros 3% estão localizados na Casa de Força Auxiliar (Sítio Pimental).

Segundo o Ibama, a licença de operação está relacionada ao cumprimento de 41 condicionantes. A licença é válida por seis anos. Todos os documentos (83 volumes) do processo de licenciamento de Belo Monte, que tramita desde 2006, estão disponíveis para consulta no site do Ibama.

A Norte Energia venceu a concessão da hidrelétrica de Belo Monte em leilão público de abril de 2010, ofertando um valor 6% menor do que o preço estabelecido pelo governo no Leilão. A concessão da usina será por 35 anos. | PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: