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02/10/2015 - 07:44

72% dos brasileiros querem liberdade para escolher fornecedor de energia elétrica, aponta Abraceel

Pesquisa nacional do Ibope mostra que desejo de portabilidade da conta de luz pela população cresce em 2015.

Brasília—Sete de cada dez brasileiros querem liberdade de escolha do seu fornecedor de energia elétrica, do mesmo modo como contam com a possibilidade de selecionar a sua operadora de telefonia celular. Pesquisa encomendada ao Ibope em todo o País pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) revela que o desejo da portabilidade da conta de luz saltou de 66% no ano passado para 72% da população em 2015.

Os cidadãos da classe AB, com rendimento acima de cinco salários mínimos, bem como a população com curso superior e moradora de regiões metropolitanas, representam os segmentos mais propensos a adotar a liberdade de escolha no setor elétrico. Dos entrevistados, 44% acreditam que a portabilidade da conta de luz vai permitir a redução nas tarifas do setor. “O brasileiro em geral quer mais autonomia para gerir a sua conta de energia elétrica e acredita na força da competição como elemento indutor para a redução de preços na área”, afirma Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. Segundo ele, as infrutíferas intervenções governamentais nos últimos anos contribuíram para aumentar essa percepção entre os cidadãos.

A Abraceel apoia o projeto de lei da Portabilidade da Conta de Luz encampada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz. Entre outras medidas, por meio dessa nova legislação, todos os consumidores, inclusive os residenciais, poderão ser livres para escolher seu fornecedor de eletricidade.

Caso o projeto seja aprovado e implementado, 72% dos brasileiros desejam trocar imediatamente o seu atual fornecedor de eletricidade. Um desejo seis pontos percentuais maior do que o verificado em mesma pesquisa realizada em 2014. “Provavelmente, a insatisfação com o aumento brutal das tarifas nos últimos meses tenha contribuído com essa disposição maior para mudança”, explica Medeiros. Isso éjustificado pelo fato de que 64% dos que afirmam ter a intenção de substituir concessionária dizem que fariam isso em razão dos preços praticados.

A geração distribuída de energia também estána agenda do cidadão brasileiro. Quase 90% dos brasileiros afirmam que gostariam de poder gerar energia elétrica em suas residências, 12% a mais do que a disposição verificada em levantamento de 2014. “O mercado livre de energia éo melhor ambiente para que essa iniciativa seja aplicada e funcione a contento”, complementa Medeiros.

A pesquisa do Ibope foi encomendada como subsídio para a campanha A Energia para o Brasil Crescer éLivre, promovida pela Abraceel em 2015, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e mais 60 empresas e organizações da sociedade civil. A iniciativa tem como objetivo promover a liberalização do setor elétrico brasileiro, por meio da aprovação do projeto de lei da Portabilidade da Conta de Luz.

“O Congresso Nacional jáse sensibilizou para conceder o direito da liberdade de escolha de fornecedor de energia para o cidadão, como jáocorre nos países da União Europeia, dos Estados Unidos, do Canadáe atémesmo nações latino-americanas, como a Colômbia”, raciocina Medeiros.

Atualmente, os poucos consumidores brasileiros que podem escolher seu fornecedor, sobretudo grandes indústrias e empresas, contam com tarifas 20% menores do que as praticadas no mercado cativo. Para o presidente da Abraceel, isso éum sinal inequívoco de como a ampliação da liberdade de escolha para todos os consumidores, inclusive os residenciais, pode contribuir para a queda dos preços. "Isso vai significar, além de maior competitividade para a indústria, um fator determinante para reduzir a indexação dos contratos no setor, contribuindo assim para a queda nas taxas de inflação”, complementa Medeiros.

A pesquisa Ibope sobre o setor de energia elétrica contou com 2.002 entrevistas realizadas em todo o Brasil, com pessoas acima de 16 anos. O intervalo de confiança éde 95% e a margem de erro estimada éde 2 pontos percentuais para cima ou para baixo sobre os resultados encontrados na amostra.

Sobre a campanha A Energia para o Brasil Crescer é Livre —Com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e mais 60 empresas e organizações da sociedade civil, a Abraceel promove a campanha A Energia para o Brasil Crescer éLivre com o objetivo de mostrar como a liberalização do mercado de energia elétrica éfator fundamental para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

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