Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2015 - 07:47

Cosan detalha projeto de gasoduto para o pré-sal durante a Rio Pipeline

Painel também apresentou projeto de gasoduto peruano em Cuzco.

A Cosan apresentou no dia 24 de setembro (quinta-feira), no painel “Grandes projetos do segmento de dutos”, durante a Rio Pipeline 2015, detalhes do projeto Rota 4, gasoduto que a empresa pretende apresentar como solução para escoamento de gás do pré-sal, desde o campo de produção até o medidor.

Por meio da Comgás, uma de suas subsidiárias, o grupo tem a intenção de oferecer uma conexão entre a produção de gás do pré-sal e um dos maiores mercados distribuidores do país, já que a concessionária atende a região metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, com uma rede prestes a atingir a marca de 1,5 milhão de clientes. O Rota 4 envolve uma área de projeto de cerca de 400 mil km².

“Nosso foco está entre a porção norte da Bacia de Santos e a entrada no Rio de Janeiro. Essa área tem um mercado de 15 milhões de metros cúbicos a explorar e a Comgás tem condições de ser a âncora do negócio, já que não há alternativas na região. Mas estamos dispostos a atrair parceiros que estejam dispostos a participar desse projeto”, explica Carlos Cesar Zanardo, superintendente de Projetos de Gás da Cosan.

O projeto já tem relatório de análise ambiental e estudo de alternativas locacionais prontos. Até outubro, a empresa deve ser autorizada pelo Ibama a realizar o estudo de impacto ambiental.

“Além da questão ambiental, o projeto ainda enfrentará desafios como a distância da costa, o relevo da Serra do Mar e o próprio preço do óleo, mas confiamos na viabilidade do projeto a longo prazo”, avalia Zanardo.

A previsão de conclusão do projeto é para 2022. Além de Zanardo, participaram do painel o gerente-geral de Subsea, Poços e Facilidades de Libra da Petrobras, Orlando Ribeiro e o CEO do Gasoducto Sur Peruano, Rodney Carvalho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: