Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2015 - 08:08

Fundação FC Barcelona transforma educação de jovens na Vila Olímpica da Maré

A Fundação FC Barcelona promove, no dia 19 de setembro (sábado), às 8h30, o festival do programa FutbolNet na Vila Olímpica da Maré. Crianças, jovens e adultos vão participar de atividades lúdicas que buscam, por meio do esporte, dar ênfase durante os torneios a valores como compromisso, respeito, tolerância, esforço e trabalho em equipe. A iniciativa, que recebe recursos da fundação MAPFRE, não tem espírito competitivo, apenas de transformação de conceito e comportamento de meninos e meninas que podem, por exemplo, fazer parte de um mesmo time. Hoje, o projeto está presente em mais de 40 países, beneficiando mais de 15 mil alunos.

A recepcionista Patrícia Melo, de 32 anos, mãe do aluno Kauã Gomes, de nove anos, diz que o filho melhorou o rendimento escolar e o comportamento, pois tem sido mais disciplinado com os horários. Kauã cresceu na Maré e revela que o maior sonho é se tornar um jogador de futebol como os craques Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo. O jovem já aprendeu que para obter sucesso na vida é preciso ter muita dedicação. Ele tem orgulho de vestir a camisa do uniforme da equipe, que tem o nome da “Fundação Barça” e conta com entusiasmo como tem sido as aulas no FutbolNet.

— O professor me ensinou que não pode xingar, nem bater no colega, devemos respeitar e ajudar o próximo, mas precisamos também saber driblar a bola. Na escola, minhas notas em Ciências até aumentaram. Vou ser um menino cada vez melhor para conquistar meus objetivos —diz o jovem.

O programa atende 600 alunos de 6 a 17 anos, moradores da comunidade, e tem o objetivo de promover cidadania, intervenção social, incentivar a erradicação da violência e prevenir condutas de risco. As metodologias educativas foram transmitidas a treinadores brasileiros por uma equipe catalã de monitores pedagógicos em diversos seminários realizados na Maré.

O FutbolNet faz parte do projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, em conjunto com outros parceiros, atua na Vila Olímpica da Maré desenvolvendo um programa matriz que será replicado nas demais vilas olímpicas do Rio de Janeiro, o primeiro município a receber o programa, depois de ser implantado em Barcelona.

Festival FutbolNet, das 8h30 às 13h, na Vila Olímpica da Maré, Rua Nova Jerusalém – Maré.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira