Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2015 - 07:24

Consultoria avalia com otimismo futuro dos negócios no setor energético

Completando dois anos de atuação no Brasil, o CESI faz balanço positivo de seus negócios no país. A empresa - líder mundial em engenharia, testes e consultoria de sistemas de potência no setor elétrico — tem participado de projetos importantes de transmissão em sistema de corrente contínua em alta tensão e considera que, apesar da crise econômica estar afetando fortemente as empresas do setor, a tendência é de recuperação nos próximos anos.

Para Paulo Esmeraldo, diretor- geral do CESI Brasil, a área de transmissão oferece oportunidades interessantes em curto e médio prazo. O fato das usinas hidrelétricas estarem sendo construídas cada vez mais distantes dos centros consumidores propicia a crescente adoção da tecnologia de corrente contínua em alta tensão - DC Grid – o que torna o sistema mais seguro e é uma das especialidades do CESI. Dois dos grandes projetos dos quais a consultoria participou foram o estudo do projeto básico do sistema de transmissão de Belo Monte 1, para a Siemens, e o estudo de otimização das linhas de transmissão do bipolo 1, também, de Belo Monte, para a TAESA. Na área de corrente contínua, o CESI também participou do projeto do Sistema de Transmissão do Rio Madeira, na fiscalização da qualidade de seus componentes.

Além da equipe técnica brasileira de comprovada experiência, o CESI conta com o apoio do seu laboratório CCAT (HVDC), em Mannheim, na Alemanha, o primeiro e maior laboratório independente europeu para Corrente Contínua, inaugurado no ano passado.

“Sem dúvida, o setor está sofrendo com a crise econômica que foi agravada pela crise hídrica”, diz Paulo Esmeraldo. “Porém, este cenário para nós pode representar grandes oportunidades, uma vez que exige o aumento da capacidade de geração de energia e consequentemente da transmissão com segurança e perda reduzida”.

Além dos estudos para implantação do sistema de corrente contínua de alta tensão, O CESI Brasil identifica oportunidades de desenvolvimento de estudos de conexão e desempenho de usinas eólicas no sistema interligado brasileiro, implementando novos métodos de avaliação.

A consultoria também inaugurou este ano sua divisão de distribuição que deverá atuar em projetos de medição inteligente (smart metering), integração de geração distribuída à rede, armazenamento de energia, redes inteligentes (smart grids), gestão de ativos e na coordenação de projetos de P&D.

“A migração da distribuição de energia do modelo tradicional para a alta tecnologia das redes e da medição inteligente no Brasil é inevitável e urgente”, afirma Paulo Esmeraldo “O CESI participou dessas mudanças nos países europeus, e com a experiência adquirida, poderá ajudar as empresas brasileiras nesses novos desafios. Todos esses fatores apontam para o crescimento consistente do nosso negócio nos próximos anos”.

O CESI —Empresa líder mundial em engenharia e consultoria técnica com mais de cinquenta anos de experiência de operação em várias áreas, incluindo Transmissão e Interligações, Smart Grids para Distribuição, Smart Grids para Transmissão, Integração de Energias renováveis, Testes, Certificação e Garantia de Qualidade. A CESI também desenvolve e fabrica células solares fotovoltaicas de multijunção avançada para aplicativos espaciais terrestres (HCPV). Com volume anual de negócios de mais de €120 milhões, a CESI opera em mais de 40 países com uma rede de 1000 profissionais. Seus principais clientes incluem instituições governamentais, autoridades reguladoras, grandes empresas de serviços públicos, Operadores de Sistemas de Transmissão (TSOs), Operadores de Sistemas de Distribuição (DSOs), empresas de geração, fabricantes, integradores de sistemas, instituições financeiras e fabricantes internacionais de dispositivos eletrônicos e eletromecânicos. A CESI é uma sociedade anônima, totalmente independente, com as principais instalações em Milão, Berlim, Mannheim, Dubai e Rio de Janeiro. | www.cesi.it .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: