Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2015 - 07:22

Simpósio Internacional no PR quer envolver a sociedade na causa ambiental

Encontro acontece em Curitiba e discutirá temas como mudanças climáticas, mobilização da sociedade e proteção da biodiversidade brasileira.

A quarta edição do Simpósio Internacional de Conservação da Natureza chega a Curitiba (PR) com grandes nomes do cenário ambiental nacional e internacional. Alexandre Mansur, jornalista e editor-executivo da Revista Época; Brent Michell, da ONG União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN); Musonda Mumba, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP); e Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, rede de ONGs que atua na agenda climática brasileira, são alguns dos destaques. O evento é promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

No total, serão realizados quatro simpósios, cada um sobre temáticas diferentes que interessam e envolvem não apenas a comunidade científica e acadêmica, mas o público em geral. Entre eles, destaca-se o encontro que debaterá o papel da biodiversidade na adaptação às mudanças climáticas, tema que está intimamente ligado ao cenário atual. Nesse simpósio, será discutida a Adaptação com Base em Ecossistema (AbE), estratégia em que os serviços ambientais oferecidos pelos ecossistemas conservados, bem como da sua biodiversidade, são utilizados como ferramentas para auxiliar pessoas e comunidades a se adaptarem aos efeitos negativos das alterações do clima, como secas e enchentes.

“Iniciativas como essa possuem impacto direto na melhoria qualidade de vida das pessoas, por isso é muito importante que a sociedade como um todo se envolva nessas discussões”, afirma Malu Nunes, diretora- executiva da Fundação Grupo Boticário. Segundo ela, os simpósios podem contribuir bastante para ampliar o debate sobre esse e outros assuntos, servindo como plataforma para troca de experiências, o que possibilita a disseminação de boas ideias..

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a efetividade das áreas protegidas, os desafios do fortalecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e o dilema da reintrodução de espécies nas florestas são alguns dos outros temas abordados durante o IV Simpósio.

A comunicação como ferramenta para a conservação —Um dos simpósios será exclusivo para debater como a comunicação pode mobilizar a sociedade em prol de uma causa, bem como de que forma é possível utilizar plataformas colaborativas para engajar pessoas.

Serão apresentados casos de sucesso que envolveram a sociedade em causas ambientais como o Urubu Mobile, aplicativo que busca mapear os atropelamentos de fauna para propor ações de conservação eficazes; o WikiParques, enciclopédia dos parques nacionais com compartilhamento de informações do público; e a Conexão Estação Natureza, exposição interativa que utiliza recursos tecnológicos para aproximar a natureza do dia a dia das pessoas e que já recebeu mais de 2 milhões de visitantes.

O Simpósio Internacional de Conservação da Natureza acontece paralelamente à oitava edição do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC), um dos maiores eventos de conservação da natureza da América Latina. As inscrições para o CBUC também dão acesso ao simpósio. Além desses dois eventos, os participantes poderão conhecer a V Mostra de Conservação da Natureza, na qual instituições apresentarão seus projetos voltados ao meio ambiente. A programação completa, palestrantes convidados e inscrições estão disponíveis no site [www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc].

Perfil— Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br | www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: