Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/02/2008 - 11:02

Santos detém tecnologia de ponta para otimização de terminais de contêiner

Apesar de ainda não ser reconhecida como um centro de excelência em tecnologia, a exemplo de cidades como Curitiba, no Paraná, Santos vem ano a ano se destacando e inovando no mercado de tecnologia da informação – TI, principalmente no desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades logísticas dos usuários do porto de Santos. Estão instaladas na cidade empresas que, além de deter tecnologia de ponta, direcionam seus produtos e serviços para o atendimento do principal mercado gerador de riquezas para a Cidade e região, o cais santista. Sistemas de gestão otimizada de espaço em pátios de cargas conteinerizadas, com gestão gráfica e sugestões inteligentes para o menor número possível de remoções de contêineres, por exemplo, são desenvolvidos por empresas santistas com a vantagem de estarem bem perto da realidade portuária, contar com profissionais advindos do cais e com recursos tecnológicos ainda melhores do que soluções importadas que precisam de uma série de adaptações.

“Esta tendência de Santos se tornar um grande centro de excelência é também comprovada através da criação do próprio Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação – APL, que poderá fomentar ainda mais o potencial de desenvolvimento tecnológico de Santos”, afirma o analista de sistemas e diretor da Technolog, Anderson Brazão. A empresa de Brazão é um exemplo de que empresários estão investindo na cidade e focando seus produtos no atendimento da demanda portuária e apresentando recursos tecnológicos de primeiro mundo.

A Transbrasa é umas das empresas que hoje utiliza as soluções desenvolvidas por empresas santistas. “No início, o Terminal adquiriu apenas o módulo de importação da Technolog. Com o bom andamento dos trabalhos, a Transbrasa adquiriu outros módulos e estamos agora partindo para novos projetos dentro do terminal”, conta Brazão. Empresas como a Transjofer, a Panariello, Covre e Grupo Marselha também conhecem os sistemas da Technolog.

Os sistemas da Technolog de gerenciamento otimizado de Terminais permitem a gestão completa da retaguarda operacional para operadores portuários, através do controle de entrada e saída de cargas, incluindo uma interface automatizada até mesmo com a balança e o controle de pessoal que contempla os requisitos do ISPSCode – separando funcionários e visitantes. “O sistema permite ainda a gestão do Pátio, com visualização gráfica, controle de vistorias, acompanhamento em tempo real da movimentação entre uma série de outras funcionalidades que geram ganho para as empresas nos quesitos tempo, pessoal e no custo operacional, pois aumentam a produtividade do Terminal”, explica Brazão.

Atuando desde 2001, a Technolog iniciou suas atividades na Incubadora de Empresas da Universidade de São Paulo – USP, no CIETEC e posteriormente instalou-se na Incubadora de Empresas de Santos - entidade que também já prospectou diversas empresas de TI para o mercado. A Technolog tornou-se especialista em soluções para Portos, Terminais Portuários e Recintos Alfandegados. Instalada no Centro Histórico de Santos, a empresa conta com uma equipe totalmente qualificada de 139 colaboradores, destes, nove funcionários diretos e 130 consultores contratados. Hoje a empresa de tecnologia voltada à logística portuária, atua nas áreas de desenvolvimento de projetos; consultoria tecnológica; automação de operações portuárias, recintos alfadengados, terminais logísticos, sistemas financeiros, consultoria, projetos especiais e alocação de profissionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: