Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2015 - 08:12

Evento-teste ocorre com sucesso e Centro Olímpico de Deodoro é aprovado

Autoridades internacionais acompanharam provas hípicas e aprovaram medidas sanitárias.

Brasília — O primeiro evento-teste de hipismo na preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 foi realizado com sucesso. O evento e as instalações do Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro (zona norte do Rio de Janeiro), foram aprovadas pela Federação Equestre Internacional (FEI), que acompanhou as provas entre 6 e 9 deste mês.

O centro contou com presença de representantes de 16 Confederações Nacionais de Hipismo, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), de observadores internacionais e de autoridades da FEI.

Além de elogiarem as instalações, as entidades brasileiras e estrangeiras descartaram o risco de contaminação de cavalos pela doença mormo. A FEI aprovou as ações sanitárias tomadas no Centro Olímpico de Hipismo, que desde abril passa por vazio sanitário e assim permanecerá até os jogos de 2016.

As medidas de proteção da área onde ocorreram as provas hípicas foram tomadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela secretaria de estado da Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro (Seapec/RJ) e pelo Exército Brasileiro.

“Desde o início, o Mapa vem acompanhando e organizando a recepção dos animais, sempre em obediência às regras sanitárias internacionais. Esse processo foi coroado no evento-teste de Deodoro, demonstrando a rigidez e a seriedade do trabalho, o que foi constatado também pelos organismos internacionais”, afirmou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques.

De acordo com o diretor, o Centro Olímpico de Hipismo está sob “absoluto controle”. Com o início do vazio sanitário em abril, o Mapa cumprirá 17 meses de isolamento da região, extrapolando o mínimo de seis meses exigido.

Segurança—“Estamos sendo ainda mais exigentes do que o protocolo porque queremos manter a segurança e dar todas as garantias sanitárias para a realização dos jogos”, ressaltou Guilherme Marques. As medidas também foram observadas pela OPAS, pela OIE e pela FEI.

"Estive aqui muitas vezes nos últimos anos e pude presenciar o grande avanço que tivemos nos últimos meses. Nunca tive dúvidas de que essa instalação poderia ser uma ótima arena de competição Olímpica, e, principalmente pelo que estou vendo aqui durante o evento-teste, estou absolutamente convencido de que será um excelente local de competição para os Jogos Rio 2016", afirmou Tim Hadaway, diretor de Jogos e Competição da FEI. | Priscilla Mendes/Mapa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira