Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2008 - 10:44

Brasil condena os atentados em Timor-Leste

O Governo brasileiro recebeu com grande preocupação a notícia dos atentados ocorridos (domingo, dia 10 ) e segunda-feira no Brasil em Timor-Leste contra o presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Celso Amorim enviaram mensagens de solidariedade ao Governo e ao povo timorenses, desejando pronto restabelecimento ao presidente Ramos-Horta, ferido nos atentados. De acordo com as últimas informações disponíveis, o estado de saúde do presidente Ramos-Horta é estável e a situação em Díli é de calma.

O ministro Celso Amorim, que está em viagem ao Oriente Médio, instruiu a Embaixada do Brasil em Díli a acompanhar atentamente a situação no país e a prestar toda a assistência aos cidadãos brasileiros que ali se encontram. O ministro Celso Amorim conversou, igualmente, com o Embaixador do Brasil na Austrália sobre a situação em Timor-Leste e determinou prontidão para eventual assistência a brasileiros. A Embaixada do Brasil na Nova Zelândia também foi contatada com o mesmo objetivo.

O Brasil condena veementemente o recurso à violência e conclama todas as forças políticas e de segurança de Timor-Leste a envidarem renovados esforços para a manutenção da ordem e a solução das questões políticas pela via do entendimento e do diálogo pacífico.

O Governo brasileiro reitera o firme compromisso de continuar a colaborar com vistas à construção de um Estado timorense soberano, estável, democrático e próspero, conforme manifestado por ocasião da recente visita do presidente José Ramos-Horta a Brasília, em 30 de janeiro passado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira