Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2015 - 08:05

Turismo celebra os cem dias para o início dos Jogos Mundiais Indígenas

É a primeira vez que o país reúne uma diversidade tão grande de etnias indígenas em um evento esportivo-cultural. Capacitar a rede hoteleira de Palmas é uma das missões do Ministério do Turismo.

O Brasil está na contagem regressiva para receber mais de dois mil atletas na primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas no país. A contar desta terça-feira (14), faltam cem dias para Palmas (TO) sediar o evento, que tem como lema a celebração. A capital tocantinense vai receber 24 etnias indígenas brasileiras, além de 22 etnias internacionais. Os jogos têm início em 23 de outubro e seguem até 1ª de novembro.

As modalidades que serão disputadas estão divididas em jogos tradicionais praticados pelos nativos, como o tiro com arco e flecha e o Xikunahity, futebol de cabeça, e os jogos ocidentais de competição, como atletismo e natação. A escolha do país como sede ocorreu no ano passado, em Cuiabá, durante a 12ª edição nacional dos Jogos Indígenas. O evento é organizado pelo Comitê Intertribal Indígena (ITC) em parceria com a prefeitura municipal e o Ministério do Esporte.

De acordo com o Secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Junior Coimbra, o Ministério do Turismo está empenhado em monitorar e capacitar a rede hoteleira de Palmas. “O evento será de grande visibilidade, uma oportunidade para os tocantinenses receberem bem os turistas. A cidade está montando uma estrutura e a rede hoteleira vem sendo ampliada. Além disso, pela duração do evento, será possível conhecer outros municípios como o Jalapão e as praias banhadas pelos rios Araguaia e Tocantins”, afirmou.

Os governos locais vêm investindo em cursos técnicos de qualificação profissional para segmentos ligados à gastronomia e ao receptivo de meios de hospedagem. Regiões turísticas fora da capital, como Jalapão e Cantão, também serão contempladas com iniciativas para aprimoramento de mão-de-obra no setor turístico.

Destino-sede —Palmas é uma cidade moderna e planejada. Possui um exuberante conjunto arquitetônico e jardinagem especial. Entre os atrativos, destaca-se o lago formado pela usina hidrelétrica de Lajeado, onde podem ser feitos passeios de barco e pranchas, além da vocação para a prática do ecoturismo entre trilhas, vales e cachoeiras.

Entre os países que disputarão os Jogos Mundiais Indígenas na capital do Tocantins, estão a Argentina, os Estados Unidos, o Chile, o Paraguai e o Uruguai. Eles são, também, os principais países emissores de estrangeiros para o Brasil, segundo o novo Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Outros 17 países também confirmaram a participação no campeonato. | Deborah de Salles.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira