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10/07/2015 - 11:02

Trade de Joinville discute turismo de negócios e eventos em Santa Catarina


Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e Rio CVB

Juntamente com autoridades da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e do governo do Estado de Santa Catarina, representantes da Fundação Turística de Joinville, do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e do trade turístico da cidade, participaram no dia 07 de julho(terça-feira) do 1o Seminário MICE-SC, que aconteceu em Florianópolis.

A sigla internacional MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) contempla os pilares do segmento do turismo de eventos e negócios: encontros (ou reuniões), eventos, incentivos, conferências e feiras.

O evento foi realizado pela Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte e pelo Grupo de Trabalho de Turismo de Negócios e Eventos de Santa Catarina e teve como objetivo apresentar experiências bem sucedidas neste segmento, bem como discutir estratégias para que o Estado obtenha melhores resultados na captação e geração de eventos corporativos, associativos e empresariais.

“O segmento de turismo de negócios e eventos é um dos que mais crescem no mundo - e Santa Catarina não pode ficar de fora”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

A programação do evento abordou relevantes temas pertinentes ao setor, apresentados por especialistas renomados em níveis nacional e internacional.

De acordo com a Embratur, o segmento MICE movimenta, anualmente, cerca de 30 bilhões de dólares na economia mundial. Além disso, 74,56% das viagens realizadas no mundo, têm caráter profissional. Ou seja, em um avião, a cada dez passageiros, sete viajam a trabalho, custeados por empresas.

Para os especialistas que estiveram à frente do 1o Seminário MICE-SC, o Brasil possui um conjunto de atrativos que favorecem a sua participação no turismo de negócios e eventos.

Da mesma forma, Santa Catarina conta com atributos como boa malha aérea, rede hoteleira bem estuturada, bons equipamentos para eventos, além de diversificados atrativos turísticos, aspectos que devem ser valorizados para impulsionar o desempenho do Estado.

No entanto, também segundo a Embratur, todo o país ainda ainda precisa de mais qualificação e profissionalização, para que possa subir sua posição no ranking mundial.

A fim de sensibilizar o poder público com melhorias para o setor do turismo de negócios e eventos, em Santa Catarina, ao final do Seminário foi anunciada a elaboração da Carta MICE, documento que reúne os principais pontos debatidos durante o evento e pleitos que visam a melhoria do segmento.

Entre as reivindicações que constam na Carta MICE, estão a criação de marcos regulatórios claros e a desburocratização de documentos e processos; a criação de poítica de apoio para a captação e geração de eventos profissionais; a implantação de práticas de incentivo fiscal para a realização de feiras e eventos; a realização de pesquisas de mercado segmentadas; criação de novas ferramentas promocionais, incluindo meios digitais; o diagnóstico do potencial para turismo de incentivo; e a democratização de informações para realização de eventos.

Posse Conselho Estadual de Turismo —Também durante o 1o Seminário MICE-SC aconteceu a posse dos 21 membros do Conselho Estadual de Turismo.

O grupo é formado por representantes das dez regiões turísticas de Santa Catarina e por dez representantes da sociedade civil.

A região turística do Caminho dos Príncipes, da qual Joinville faz parte juntamente com outros catorze municípios, está representada pela conselheira Rosi Dedekind, presidente da Instância de Governança desta região.

O vice-presidente financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, Carlos Grendene, também ocupou uma das cadeiras do Conselho, mas representando a Federação Catarinese dos Dirigentes de Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) . | fundacaoturistica.joinville.sc.gov.br.

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