Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2015 - 08:45

Novo Banco de Desenvolvimento eleva grupo dos BRICS a um novo patamar, diz presidenta

A cooperação entre os países dos Brics na criação de instituições financeiras foi destacada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 08 de julho(quarta-feira), em entrevista à agência de notícias russa Itar-Tass. Ela lembrou que, na Cúpula de Fortaleza, sediada pelo Brasil em 2014, foram fechados os acordos constitutivos do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e do Arranjo Contingente de Reservas (ACR).

“O Brics dá, assim, com o NBD, um salto qualitativo e oferece contribuição importante para suprir as necessidades de investimento na área de infraestrutura nos países em desenvolvimento, ao mesmo tempo em que demonstra a capacidade de seus membros de se apoiarem mutuamente, no caso de dificuldades de balanço de pagamentos”, explicou.

E acrescentou: “Com essas duas instituições, o Brics muda de patamar. Abrem-se novas avenidas para nossa cooperação, com uma melhor compreensão das prioridades de desenvolvimento de várias regiões e um entendimento ampliado dos desafios do desenvolvimento sustentável nessa importante fase das discussões da agenda do desenvolvimento pós-2015.”

Segundo a presidenta, entre as prioridades para os Brics, do ponto de vista do Brasil, está o aprofundamento da cooperação econômica entre o grupo. “Além do NBD e do ACR, outro elemento importante é a Estratégia para a Parceria Econômica do Brics, que traz novas perspectivas para o fortalecimento das relações econômicas, comerciais e financeiras entre os cinco países”.

O documento trata de temas como o incremento e a diversificação dos fluxos comerciais, a facilitação do comércio, o aumento dos investimentos, além de consolidar as diferentes atividades setoriais de agricultura, ciência, tecnologia e inovação e Educação.

“Além disso, essa cooperação intra-Brics permitirá que sigamos aperfeiçoando a prática de realizar encontros com terceiros países ou regiões, nas tradicionais reuniões de ‘outreach’ [alcance] promovidas pelo anfitrião”, concluiu. | PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira