Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/02/2008 - 10:42

Ministro Celso Amorim visita Oriente Médio


O ministro de relações exteriores do Brasil, Celso Amorim realizará, no período de 8 a 14 de fevereiro, viagem ao Oriente Médio. A visita, que incluirá em seu roteiro Arábia Saudita, Síria, Jordânia, os Territórios Palestinos e Israel, reflete o grau de prioridade conferido pela política externa brasileira ao relacionamento com os países da região.

O ministro Celso Amorim deverá manter encontro com, entre outros interlocutores, o Rei Abdullah Bin Abdel Aziz, o príncipe Herdeiro e ministro da Defesa, e o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (na Arábia Saudita); o presidente Bachar al-Assad e o ministro Walid al-Muallem (na Síria); o Rei Abdullah II, o primeiro-ministro Nader Dahabi e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Salaheddin Al-Bachir (na Jordânia); o presidente Mahmoud Abbas e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Riad Malki (na Palestina, onde também inaugurará a exposição Amrik – A Presença Árabe na América do Sul); o primeiro-ministro Ehud Olmert, o presidente Shimon Peres e a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni (em Israel).

A viagem do ministro Celso Amorim à região ocorrerá em momento particularmente significativo para a retomada do processo de paz israelo-palestino, marcada pelos desdobramentos de dois importantes eventos promovidos no final de 2007, dos quais o Brasil participou: a Conferência de Annapolis (26 e 27 de novembro) e a Conferência de Doadores de Paris para o Estado Palestino (17 de dezembro). A visita do ministro Celso Amorim reflete a disposição brasileira de contribuir para os esforços da comunidade internacional com vistas a promover o diálogo e o entendimento na região. A viagem buscará, igualmente, estreitar as relações e fortalecer a cooperação bilateral com os países visitados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira