Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2015 - 08:45

Espuma de melamina Basotect® da BASF é utilizada nas tampas dos motores Volkswagen

Material de alta performance que combina baixo peso, alta absorção de som e resistência à alta temperatura. Passeio sem ruídos apesar do maior desempenho do motor.

A espuma de melamina Basotect® TG da BASF está sendo utilizada no revestimento acústico do motor EA888 da Volkswagen para os carros Jetta, Golf, Passat, Tiguan e modelos Beetles produzidos na América do Norte. A Volkswagen escolheu as peças acústicas a base de Basotect® fornecidas pelo convertedor de espuma Rogers Foam de Somerville, que são montadas pelo fornecedor Tier 1 de tampas de motor, Exo-S, da Sherbrooke, no Canadá.

De acordo com Holli Woodard, Especialista em Desenvolvimento de Mercado Basotect® da BASF na América do Norte, a tampa de motor desenvolvida pela Exo-s e Rogers Foam usando a espuma Basotect® TG da BASF permitiu à Volkswagen atender aos padrões de eficiência energética de emissões de gases da América do Norte. “Cada vez mais, motores menores, de maior desempenho e de injeção direta, estão sendo usados na fabricação de automóveis. Estes motores criam níveis mais elevados de calor e ruído que afetam o conforto de condução. Os fabricantes de automóveis e fornecedores estão cada vez mais à procura de novos materiais para resolver este desafio e, com o Basotect® TG, isso agora é possível”, afirma.

A Basotect® TG é a única espuma de melamina que é fabricada especificamente para a moldagem, resultando em uma estrutura dimensional acusticamente eficiente para elementos personalizados para espaços apertados.

Redução do consumo de combustível e emissões de CO2 —O uso de Basotect® na tampa do motor ajuda os fabricantes de automóveis a lidarem com múltiplos desafios. A espuma oferece uma maior absorção de ruído, segurança ao fogo e redução de peso em um ambiente de altas temperaturas do compartimento do motor.

Devido a sua fina estrutura de células abertas, possui excelente desempenho de absorção sonora em médias e altas frequências. A utilização de um tecido de revestimento sobre a espuma da BASF ajuda a aumentar o isolamento de ruído em toda a gama de frequências. Este isolamento acústico garante que os motoristas e passageiros da Volkswagen tenham uma experiência de condução superior.

Além disso, a espuma Basotect® faz com que o tampa do motor retarde as chamas, impedindo a rápida propagação comum nas espumas convencionais, possuindo comportamento auto-extinguível. Estas propriedades de resistência ao fogo de Basotect® permitem que o produto atenda à classificação V-0 da norma UL 94. A espuma da BASF pode resistir a temperaturas de até 240 ° C, mantendo as suas propriedades de NVH (ruído, vibração e aspereza).

Com uma densidade de apenas 9 Kg/m3, a espuma Basotect® TG também é muito mais leve do que os materiais de isolamento convencionais utilizados em aplicações no compartimento do motor (revestimento do capô, parede corta-fogo, tampa de motor, etc), o que é altamente desejável, uma vez que reduz o consumo de combustível e emissões de CO2.

Um ponto de referência para os pequenos motores turbo—A tampa do motor EA888 é fabricada atualmente nas instalações da VW em Chattanooga, TN e Puebla, no México, com planos futuros para expandir a linha de cobertura do motor EA888.

O motor de quatro cilindros EA888 da Volkswagen definiu a referência para motores turbos de pequenos deslocamentos. Projetado para ser mais leve e eficiente em termos de consumo de combustível, o novo EA888 Gen 3 é turbo e possui injeção direta de gasolina, com quatro cilindros e torque adicional em baixa velocidade, o que também melhora o desempenho do carro.

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria — transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo —a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2014, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,5 bilhões.

Basotect®: o produto polivalente: o Basotect® é uma espuma de células abertas, com base em resina de melamina apresentando uma gama de propriedades exclusivas: graças ao seu material de base, ele é retardante de chama (B1 de acordo com a norma DIN 4102) e pode ser utilizado em até 240° C, mantendo as suas propriedades em uma vasta gama de temperaturas. A estrutura de espuma de células abertas, garante sua leveza, absorção de som, flexibilidade, mesmo sob baixas temperaturas, e isolamento térmico. O Basotect® é usado principalmente para absorção acústica e isolamento térmico em áreas que são sujeitas a cumprir com requisitos rigorosos de segurança contra incêndio, por exemplo nos edifícios, carros e trens.| www.basotect.com.

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de mais de €74 bilhões em 2014 e contava com mais de 113 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). | www.basf.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira