Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2015 - 07:36

Jardim Botânico do Rio amplia Cactário e inaugura nova coleção

As obras receberam o apoio da Brasil Kirin e o paisagismo do local foi assinado pelo Escritório Burle Marx.

Coleção de Plantas de Sombra fará contraponto aos canteiros de cactos, suculentas e rupícolas. O espaço estará aberto aos visitantes a partir do dia 13 de junho, quando o Jardim comemora 207 anos.

O Cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que havia sido revitalizado em 2013, em parceria com a Brasil Kirin, ganha em 13 de junho, novos canteiros e um “contraponto”, que é a Coleção de Plantas de Sombra. A área, que já contava com 2 mil m2, agora terá um total de 4 mil m2, dos quais 1200 m2 serão dedicados à nova coleção. A inauguração do novo espaço será às 10h.

Com a ampliação, a área ganha o nome de Complexo do Cactário. As obras foram patrocinadas pela Brasil Kirin, com paisagismo assinado pelo Escritório Burle Marx. A ideia é, além de abrir espaço para os canteiros e outras estruturas, manter e valorizar algumas construções históricas, como os muros de pedras, estátuas e ainda uma fonte antiga.

“Temos muito orgulho de ser um parceiro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e de apoiar o projeto de revitalização do espaço Cactário. De acordo com a nossa governança da sustentabilidade, que está integrada à estratégia de negócio da Brasil Kirin, a gestão da biodiversidade é uma das prioridades e também uma das principais contribuições de espaços como esse”, ressalta Juliana Nunes, vice-presidente de assuntos corporativos, sustentabilidade e compliance da Brasil Kirin.

Cactos e suculentas —Desde 2014, a equipe do Cactário já fez três expedições para coleta de plantas para os novos canteiros. A maior parte desses exemplares poderá ser vista no maior canteiro da nova área, próximo às estufas. Lá estarão xique-xiques, mandacarus, palmas, facheiros e representantes de outras espécies nativas da Caatinga e do Cerrado.

Logo abaixo do canteiro das nativas, estarão outros quatro canteiros que formarão uma espécie de “terraço mexicano”. O canteiro da África, que já existia, foi aumentado. Além disso, uma família de suculentas coloridas, as Crassuláceas, ganhou seu espaço próprio, por sua importância científica. Já o canteiro de entrada apresentará cactos e suculentas dos mais variados tipos e formas, dando ao visitante uma ideia da diversidade dessas plantas.

Plantas de sombra— Do lado esquerdo de quem entra no Complexo do Cactário, há uma área arborizada, propícia para plantas que, em vez de muito sol, preferem “sombra e água fresca”. Ali, em treliças, pérgulas e canteiros, está sendo instalada a Coleção de Plantas de Sombra. Inicialmente, o público verá, entre outras, antúrios, filodendros, samambaias e begônias. A coleção será enriquecida paulatinamente com outras famílias. As treliças servirão ainda como suportes para exposições temporárias de plantas.

Além de cactos, suculentas e plantas de sombra, o Complexo do Cactário inclui também a Coleção de Rupícolas (plantas que nascem em pedras) e o Jardim Sensorial.

No espaço onde foi feita a ampliação, havia antes um viveiro de mudas, que foi transferido para o Horto Botânico do JBRJ. “É sempre muito importante quando conseguimos abrir uma nova área para coleções e para a visitação”, ressalta o coordenador de Coleções Vivas do Jardim Botânico, Claudio Nicoletti de Fraga.

O curador do Complexo do Cactário, o biólogo Ricardo Reis, comemora: “Esse trabalho é maravilhoso porque estamos trazendo coleções realmente novas, além de expandir as já existentes. E também porque conseguimos, graças a um cuidadoso planejamento junto ao Escritório Burle Marx, aproveitar de uma maneira bem racional esse espaço físico”.

Segundo Reis, agora que o espaço está pronto, o foco durante o próximo biênio estará no viés científico, com novas expedições para incremento das coleções, com foco no planejamento, no desenvolvimento e na atração de frentes de pesquisa com Cactaceae e suculentas, e ainda com ênfase na disseminação e publicação dos resultados alcançados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: