Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2015 - 08:31

Indra implanta a “janela única” marítimo portuária na espanha por 1,4 milhão de euros

A plataforma DUEPort da Indra já permite à Autoridades Portuárias espanholas e aos gestores dos portos regionais trocar informação eletronicamente com o Órgão Público Portos do Estado e, por meio deste, com o restante de órgãos envolvidos. Com esse contrato, a Indra reforça sua posição em sistemas portuários, em países, como Brasil, Chile, Marrocos, Portugal, Polônia e Angola.

A Indra projetou e implantou no Órgão Público Portos do Estado (OPPE) da Espanha a chamada “janela única” marítimo portuária, uma plataforma que permite aos profissionais e autoridades da comunidade portuária interagir eletronicamente com informações de escala de um navio em um porto espanhol. O contrato, no valor de 1,4 milhão de euros, inclui todos os serviços de suporte à exploração da plataforma durante um período inicial de 15 meses.

A solução tecnológica DUEPort agiliza a gestão de escalas, antecipa o movimento de mercadorias e o trânsito de passageiros. Com isso, a rede logística torna-se mais competitiva em resposta à normativa europeia, a qual exige que todos os Estados parceiros tenham sistemas de gestão eletrônica a partir desse mês.

A plataforma entrou em operação em maio e hoje, os 46 portos espanhóis e de titularidade autônoma já podem trocar informações com o OPPE, bem como os mais de mil agentes que interveem nas operações, entre eles autoridades portuárias, representantes de companhias navais, aduaneiras, autoridade de vigilância sanitária e de controle de fronteiras. O sistema atende uma média de 400 escalas diárias.

A informação compartilhada pela “janela única” que chega a Portos do Estado é controlada pelo sistema DUEPort, que tem a função de automatizar os fluxos de trabalho e se encarrega de dirigi-los aos órgãos correspondentes para completar os requisitos operacionais e legais. Entre eles estão Aduaneiras, Guarda Civil, Polícia Nacional, Exército Espanhol, Saúde Exterior, Marinha Mercante, entre outros. Além disso, diferentemente de outras soluções vigentes até agora, o sistema DUEPort não implica custo pelo uso do aplicativo. As autoridades portuárias também podem utilizar o serviço de Janela Única Portuária para os agentes privados de sua comunidade.

A nova plataforma melhora a eficiência operacional, reduzindo significativamente o tempo de atraque dos navios, sendo que a carga permanece no terminal. Isto implica também em redução de custos e elevada capacidade competitiva para o comércio internacional. O conceito porto sem papel, no qual toda a informação é compartilhada eletronicamente, também facilita o controle das mercadorias e contribui para a luta contra a evasão fiscal e fraude.

Tecnologia inteligente para o setor portuário e marítimo —Esse projeto contribui para a consolidação da Indra como fornecedora tecnológica para portos espanhóis e de outros países, como Brasil, Chile, Portugal, Marrocos, Angola e Cabo Verde, entre outros.

Também no setor portuário, Indra concedeu seus sistemas de gestão de tráfego marítimo (VTMIS) a portos do Reino Unido, Marrocos, Polônia e Senegal. No Brasil, a multinacional está implantando os dois primeiros sistemas de VTMIS nos portos de Santos e de Vitória.

A Indra também está ampliando e modernizando a plataforma tecnológica global do porto de Valparaíso no Chile (PCS Silogport) e é um dos principais fornecedores tecnológicos no projeto de ampliação do Canal do Panamá.

Indra —Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 6.500 profissionais e uma ampla cobertura geográfica, com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro softwares labs. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da América Latina e Europa. A companhia oferece soluções, serviços de Tecnologia da Informação e sistemas integrados para clientes em todo o mundo. A Indra possui um modelo de negócio diferenciado, baseado em suas próprias soluções (cerca de 65% do total da receita em 2014) com clientes líderes em diversos países. Em 2014, obteve receita de 2,9 bilhões de euros e registrou um total de 39.000 funcionários. A empresa tem presença em 46 países e projetos em 149 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: