Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2015 - 08:03

Green Rio 2015 lança Prêmio Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ

O projeto visa melhorar a alimentação nas escolas e irá alavancar a cadeia de produção de alimentos orgânicos e sustentáveis. A chef Bela Gil apoia o projeto.

Rio de Janeiro—O Prêmio Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ será lançado no Green Rio 2015, que acontece nos dias 20 e 21 de maio, das 10h às 19h, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro(RJ), uma parceria do Sebrae com o Planeta Orgânico. “A alimentação nas escolas vem se tornando um dos principais temas em diversos países porque são os maus hábitos alimentares durante a infância e, a falta de informação, que impactam a saúde de uma pessoa por toda sua vida e há necessidade de mudanças nas políticas públicas e na cadeia de fornecimento de alimentos para merendas e cantinas”, afirma Maria Beatriz Martins Costa, organizadora do Green Rio e uma das responsáveis pelo projeto.

Impactos desta Iniciativa no desenvolvimento local e Regional serão indicadores Estratégicos para o Rio de Janeiro—A escola é um ambiente essencial para que produtos de qualidade e com critérios sustentáveis sejam incluídos nas refeições. Existem ações em andamento no Brasil de diversas formas, desde hortas comunitárias até programas de impacto nacional.

Um dos objetivos do Projeto Alimentação Escolar Saudável, uma iniciativa do Sebrae e do Planeta Orgânico, é a integração destas ações por intermédio de um programa no Estado do Rio de Janeiro, que é a região a ser atendida. A falta de critérios para uma alimentação escolar saudável necessita ser trabalhada sob a ótica brasileira, criando indicadores que favoreçam esta análise. Tais ações, promoverão ainda, o desenvolvimento local de municípios no Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da articulação de produtores e governos municipais na compra de produtos saudáveis e sustentáveis.

Mobilizar os diferentes stakeholders tanto da cadeia produtiva de alimentos como por parte das compras públicas, fortalece a necessidade de um projeto integrador e num âmbito estadual. Agricultura familiar, pequenos e médios empreendimentos são de especial importância e estarão no foco do projeto Alimentação Escolar Saudável.

Como parte de um plano de visibilidade, os municípios que melhor atenderem a estes indicadores e com sucesso em suas políticas de compras públicas, devem ter um reconhecimento pela sociedade.

O Green Rio vem se firmando como um dos principais eventos na área de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e servirá como ápice do Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ. Haverá um estande na área de exposições do Green Rio no qual as Prefeituras envolvidas mostrarão seus produtos e suas iniciativas comprometidas com alimentação saudável em seus respectivos municípios. A chef Bela Gil é uma apoiadora do projeto.

A proposta do Green Rio é reunir representantes do setor orgânico, da agricultura familiar, da Economia Verde, criando uma plataforma de negócios associada à informação qualificada e a uma Rodada de Negócios que cresce a cada ano. Um público que abrange desde consumidores até investidores, passando por atores da gastronomia, do turismo sustentável e formadores de políticas públicas a nível municipal, estadual e federal. [www.greenrio.com.br].

A primeira edição deste evento ocorreu em 2012, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, quando Green Rio foi reconhecido como um side event da Rio+20.

Green Rio/ Planeta Orgânico —Fundada em 1985, com sede no Rio de Janeiro, a 2 A 2 Marketing & Eventos / Planeta Orgânico foi responsável por várias ações de marketing, entre elas o desenvolvimento do website [www.planetaorganico.com.b]r, publicado na internet no ano 2000. Desde então, o Planeta Orgânico tornou-se uma das principais referências para informações sobre os setores orgânicos e sustentáveis no Brasil . De 2003 a 2010, Planeta Orgânico co-organizou, em parceria com Nuremberg Messe, as Feiras Biofach América Latina e ExpoSustentat e já realizou mais de 100 Seminários no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos , na Dinamarca e na Alemanha.

O Planeta Orgânico participou ativamente do desenvolvimento dos espaços de negócios chamados “ Sala Amazônia” (2005 e 2006), “Sala Andes-Amazônia” (2007 a 2009),” Sala Nordeste” (2006), “Sala Caatinga-Cerrado” (2007 a 2009), “Praça da Sociobiodiversidade” (2010). O Planeta Orgânico organizou os eventos “Rio Orgânico” e “MesaTur”, que promoveu a aproximação do turismo e da gastronomia com os setores orgânico e sustentável através de circuitos culturais e gastronômicos, aproximando hotéis e restaurantes de produtores rurais, com objetivo de incentivar uma relação sustentável de oferta e demanda. As informações e a rede de contatos armazenadas ao longo de doze anos permitiram ao Planeta Orgânico desenvolver um banco de dados qualificado que permite o planejamento de ações estratégicas de acesso a mercado e prospecção de negócios e investidores. Em 2012, o Planeta Orgânico realizou a primeira edição do evento Green Rio no Centro de Convenções Bolsa do Rio, durante a Semana da Rio+20, que contou com a presença da ministra do desenvolvimento social, Tereza Campello.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: