Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2015 - 07:53

Eficiência energética ganha simpósio da AEA

Em sua 1ª edição e na fase de maturação do Inovar-Auto, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva prioriza um dos temas mais prementes do setor.

Oito palestras (sendo duas internacionais) e um painel de encerramento, com a participação de especialistas e representantes do Governo, compõem a 1ª edição do Simpósio de Eficiência Energética: Emissões e Combustíveis, que a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva realizará no dia 21 de maio (quinta-feira), das 8h às 18h, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, SP.

“Em outubro de 2017, as montadoras terão de comprovar, de acordo com o programa Inovar-Auto, a redução das emissões veiculares, na média do portfólio dos produtos em comercialização. Assim, a eficiência energética, por meio de novas tecnologias, redução de emissões e qualidade de combustíveis, torna-se crucial às montadoras. Nesse sentido, o simpósio chega em momento oportuno”, avalia Alfredo Castelli,(Magneti Marelli) e diretor da entidade e um dos membros da comissão organizadora, ao lado de Jair Pasquini (Robert Bosch), Renato Linke (Cetesb), Sérgio Viscardi (Ipiranga) e Vicente Pimenta (Delphi).

Sob o tema “Tecnologias, combustíveis, emissões e eficiência energética: qual a direção a seguir?”, o simpósio conta com a palestra de abertura do 1º vice-presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Antonio Megale, que aborda o “Panorama da indústria automobilística nacional: mercado, tecnologia e investimento”.

Na sequência, “Eficiência do veículo a etanol”, a ser proferida pelo professor doutor Francisco Nigro, da Universidade de São Paulo; “Deposit Control Additives for Direct Injection Gasoline Engines”, de John Bennett, da Afton Chemical; “Injeção direta x indireta para motores Otto: mercado, emissões e consumo”, por Franz Leitner, diretor da divisão de engenharia da AVL no Brasil; e “Estratégias para melhoria da eficiência energética”, por Gabriel Murgel Branco, diretor da EnvironMentality.

No período da tarde, mais três palestras. Fábio Ferreira, diretor de produto da Bosch, discorre a palestra“Conciliando melhorias de emissões e consumo veicular para o mercado local”; Nilton Shiraiwa, gerente de motores e ATS da Mercedes-Benz, fala sobre “Tecnologias de controle de emissões para veículos pesados visando a experiência do Euro 6”. Mateus Dal Piccol, gerente de homologações da Idiada, encerra o capítulo de palestras, com o tema “Ciclo harmonizado WLTP: consumo e emissões”.

Todas as apresentações contam com sessão de perguntas e respostas. No entanto, o ponto alto do simpósio deverá acontecer no painel de encerramento, cujo tema, provocativo, é “Qual a direção a seguir?”. Esse painel terá duração de 1h20, com a participação de Margarete Gandini, coordenadora geral de Arranjos Produtivos Locais do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e representantes da área automotiva. [www.aea.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: