Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2015 - 08:50

Saab: trimestre desafiador mas com estratégias concretas de crescimento em 2015

Em mensagem o presidente e CEO, Håkan Buskhe, disse: “Tendo em vista o mercado desafiador, a Saab iniciou o ano conforme esperado.

Seguimos nos preparando para desenvolver e produzir 36 unidades do Gripen NG para a Força Aérea Brasileira. Esperamos que o acordo com o governo brasileiro tenha início no segundo trimestre, sendo o pedido no valor total de SEK 39,3 bilhões. Estamos satisfeitos também com as negociações iniciadas para a próxima geração de submarinos da Suécia, o A26. Além disso, vemos diversas oportunidades de negócio interessantes à frente.

O mercado segue apresentando condições desafiadoras, com atraso nos pedidos dos clientes, devido parcialmente a questões financeiras. No primeiro trimestre, observamos ainda um impacto negativo de visões políticas. De maneira geral, isso aumentou o risco de mercado, e esperamos continuar convivendo com este risco mais alto ao longo dos próximos trimestres.

A carteira de pedidos no trimestre chegou a MSEK 4.800 (4.078). O aumento reflete principalmente um grande pedido adicional das Forças Armadas Indianas por sistemas de autoproteção fornecidos pela unidade de negócios Sistemas de Defesa Eletrônicos. Além disso, recebemos um volume importante de pedidos das áreas de controle de tráfego aéreo e sistemas subaquáticos.

Um dos aspectos da estratégia de crescimento da Saab é crescer junto dos seus parceiros em diversos mercados. Nesse sentido, estabelecemos e desenvolvemos acordos de cooperação, dos quais, acreditamos, resultarão em grandes oportunidades. Um exemplo de cooperação é a que foi estabelecida com o estaleiro holandês Damen no primeiro trimestre. O acordo foi uma forma de posicionar a Saab e a Damen como participantes de futuras licitações de compra de submarinos na Holanda, além de visar oferecer soluções conjuntas em outros mercados.

Ao final do período [janeiro a março de 2015], a carteira de pedidos chegou a MSEK 59.811 (58.608)”, concluiu.

Gripen E entra em nova fase —A receita registrou aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a MSEK 5.389 (5.280). A unidade de negócios Dynamics registrou queda nas receitas após um longo período de diminuição dos pedidos. Já a unidade Aeronautics registrou queda nas receitas explicada pela transição da fase de desenvolvimento para a fase de produção do Gripen E. Considerando grandes projetos, com destaque para o Gripen E, as entregas ocorreram conforme planejado. A unidade Soluções em Segurança e Defesa registrou crescimento, devido principalmente ao negócio subaquático adquirido em 2014.

A receita operacional atingiu MSEK 210 (270), acompanhada de margem operacional de 3,9% (5,1%). A mudança no mix de produtos e projetos, além de custos com o desenvolvimento do programa T-X, uma cooperação entre Saab e Boeing, são os principais motivos que levaram à redução da margem operacional no trimestre.

A companhia registrou lucro líquido de MSEK 90 (176), com impacto negativo de MSEK 63 da variação cambial sobre o resultado financeiro líquido no trimestre.

O fluxo de caixa operacional no trimestre foi de MSEK -805 (-168). A variação é explicada principalmente pelo menor volume de antecipação de recebíveis no primeiro trimestre de 2015 comparado a 2014.

O lucro diluído por ação foi de SEK 0,79 (1,63). Não houve alteração das projeções para 2015.

Projeções para 2015— Em 2015, esperamos um aumento das receitas superior ao objetivo de longo prazo da Saab: crescimento orgânico anual das receitas de 5%. A margem operacional em 2015, excluindo itens não recorrentes, deve permanecer em linha com a margem operacional registrada em 2014. Em 2015, o aumento dos esforços de pesquisa e desenvolvimento custeados internamente na unidade Aeronautics deve impactar negativamente a margem operacional.

Perfil—A Saab atende o mercado mundial com produtos, serviços e soluções líderes globais nas áreas de defesa militar e civil. A empresa conta com operações e funcionários distribuídos em todos os continentes do mundo. Através de pensamento, inovador, colaborativo e pragmático, a Saab desenvolve, adota e melhora novas tecnologias para atender a todas as necessidades dos seus clientes.[www.saabgroup.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira