Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2015 - 08:18

Rússia e Argentina assinam acordo de cooperação para a construção de unidade de energia nuclear

No 23 de abril (quinta-feira), os Governos da Rússia e da Argentina assinaram um memorando de entendimento para cooperação na construção da sexta unidade da usina nuclear Atucha, com design VVER russo e capacidade instalada para 1.200 MW, em território argentino. De acordo com o memorando, as partes determinam a assinatura o mais breve possível de um acordo intergovernamental sobre a construção da central nuclear. De acordo com o CEO da estatal de energia nuclear russa Rosatom, Sergey Kirienko, este documento já está em andamento. "Na Argentina, oferecemos as mais recentes tecnologias de energia atômica Geração III+, que cumprem plenamente os requisitos modernos de segurança nuclear com elevada eficiência econômica. A experiência russa única na construção de usinas nucleares é conhecida em todo o mundo e a qualidade destas estações é confirmada na prática. Estou confiante de que o acordo no qual já estamos trabalhando será mutuamente benéfico, de longo prazo e vai atender as reais possibilidades das partes ", acrescentou o presidente da Rosatom.

Como parte da cerimônia, a JSC "Rusatom Overseas" e a empresa de energia nuclear Nucleoeléctrica Argentina também assinaram Acordo de Desenvolvimento de Projeto Preliminar para a construção da unidade nuclear na Argentina. O documento foi assinado por Dzhomart Aliev, CEO da JSC "Rusatom Overseas" e Jose Luis Antunez, da NA-SA. O documento define o âmbito da cooperação, direitos e obrigações financeiras das partes e outros termos de interação durante o desenvolvimento do projeto de construção da usina nuclear com tecnologias russas na Argentina.

Na última quarta-feira(22/4), durante visita oficial da presidente Cristina Kirchner à Rússia, a empresa de combustível da Rosatom, TVEL, assinou dois memorandos de entendimento com a Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina e a estatal argentina INVAP para cooperação ampla e iniciativas conjuntas no setor de energia nuclear. Os acordos incluem o fornecimento e combustível de urânio com baixo enriquecimento e seus componentes para reatores e pesquisa na Argentina e o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: