Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2015 - 08:31

Relação entre Brasil e União Europeia é prioritária, diz comissário

Ana Paula Zacarias entregou ao titular do MCTI uma carta do novo comissário da União Europeia responsável pelo setor, reforçando a parceria.

A embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Paula Zacarias, em reunião no dia 9 de abril(quinta-feira), com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, destacou a importância da cooperação entre o País e a Europa na área.

Ana Paula Zacarias entregou ao titular do MCTI uma carta do novo comissário da União Europeia responsável pelo setor de ciência e tecnologia, Carlos Moedas.

Na mensagem, ele enfatiza que a cooperação com o Brasil é uma das prioridades da UE e existe um grande potencial de colaboração em benefício mútuo nas áreas de bioeconomia, pesquisa marinha, biocombustíveis, energia, nanotecnologia e tecnologias da informação e da comunicação (TICs).

"Ao longo desses 15 anos, tem sido uma parceria extremamente importante, tanto para nós como para o lado brasileiro, porque permite internacionalizar seus cientistas, suas pesquisas, universidades, enviar estudantes, professores e pesquisadores para a Europa e também trazer alunos e professores europeus para cá", explicou.

Pós-doutorado—No âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, Ana Paula observou que os primeiros 12 pesquisadores brasileiros já foram escolhidos para o intercâmbio de pós-doutorado em laboratórios do Joint Research Centre (JRC).

A embaixadora ressaltou ainda que o programa Horizonte 2020 pode ser uma oportunidade de ampliar as ações conjuntas para o desenvolvimento científico e tecnológico da Europa e do Brasil.

Trata-se do maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente voltado para o apoio a pesquisa e inovação, com um orçamento superior a 77 bilhões de euros para o período 2014-2020. | PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira