Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2015 - 07:28

Programas de gerenciamento de riscos podem reduzir acidentes de trabalho a zero

Técnicas de segurança e cases da Gerdau serão apresentados durante o Encontro Brasileiro de Segurança Florestal.

Para garantir a segurança no ambiente de trabalho é necessária a realização de um programa de gerenciamento de riscos, principalmente, no setor florestal, no qual as consequências de um acidente podem ser graves. Por este motivo, Douglas Siebert Lazaretti, gerente florestal da Gerdau em Minas Gerais, terá como tema de sua palestra o Gerenciamento de Riscos em Atividades Florestais.

Douglas explica que o programa de gerenciamento de riscos, em resumo, se baseia nos três fatores de prevenção de acidentes, chamadas de barreiras: barreira física, barreira de sistema e barreira de comportamento. Dentro de cada uma delas, existem critérios específicos para antecipação, identificação e avaliação de perigos e riscos. De acordo com o profissional, para alcançar o potencial de severidade são consideradas a exposição, frequência, potencial de dano, etc.

“A gestão de riscos requer a avaliação do contexto em que estamos inseridos, ou seja, a realização de um diagnóstico de como estamos atendendo as expectativas de prevenção e controle de perdas.” Ele acredita que dominando o cenário atual, é possível definir as metas futuras e o caminho para alcançá-las, priorizando as ações mais relevantes de cada etapa. Segundo o gerente florestal, é importante ter uma identificação clara de prioridades, para que seja possível seguir o caminho correto.

Na palestra, que fará parte do Bloco 3 – Desenvolvimento em Segurança, Douglas abordará “basicamente as barreiras de prevenção de acidentes, organizadas e implementadas de forma a suportar o nosso programa de segurança, o SSTF (Sistema de Segurança Total Florestal) da Gerdau. Contaremos também um pouquinho sobre a nossa jornada na busca do Zero Acidente, atingindo mais de três anos sem acidentes CPT (Com Perda de Tempo) em nossas operações de Minas Gerais, o que equivale a 20 milhões de horas/homem trabalhadas sem acidentes CPT”, conclui.

O Encontro Brasileiro de Segurança Florestal, que acontece entre os dias 21 e 22 de maio em Curitiba (PR), será dividido em 4 blocos. A programação completa do Encontro Brasileiro de Segurança Florestal já está disponível no site do evento: www.segurancaflorestal.com.br. As inscrições também estão abertas: [email protected]

.[I Encontro Brasileiro de Segurança Florestal, dias 21 e 22 de maio, no CIETEP/FIEP - Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - Curitiba (PR)].

Malinovski Florestal—Há mais de 37 anos, a equipe da Malinovski Florestal atua na organização de feiras e eventos técnicos de colheita, transporte, silvicultura de florestas plantadas e infraestrutura florestal, sendo referência mundial pela organização da Expoforest - Feira Florestal Brasileira. Além dos eventos, a Malinovski Florestal presta o serviço de consultoria, realiza treinamentos para profissionais florestais e atua na área de comunicação e marketing florestal. [www.malinovski.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: