Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2015 - 08:49

Tetra Pak anuncia progresso das metas ambientais

Crescimento da taxa de reciclagem, redução das emissões de gás carbônico e lançamento da primeira embalagem 100% renovável marcam progresso.

A Tetra Pak realizou em 2014 muitos progressos em relação as metas ambientais que planeja alcançar até 2020, conquistando marcos importantes em sua jornada para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, na redução do impacto ambiental da cadeia de valor e no aumento da reciclagem.

Produtos sustentáveis - O ano foi marcado pelo lançamento da primeira embalagem cartonada renovável do mundo, a Tetra Rex®. Produzida a partir de papel e polietileno à base de cana-de-açúcar, incluindo a tampa TwistCapTM OSO 34, a embalagem foi lançada pelo laticínio finlandês Valio e já é comercializada em todas as lojas do país.

A Tetra Pak também conquistou a cerificação FSC® (Forest Stewardship Council®), para toda a Cadeia de Custódia FSC (CoC) ou seja, todas as suas fábricas de conversão e mercados onde atua. Isto significa que a empresa pode oferecer embalagens com o selo do FSC® em qualquer lugar do mundo, marcando um passo importante para a sua meta de utilização da certificação em todos os seus produtos.

Somente em 2014, a empresa entregou quase 44 bilhões de embalagens com o selo para os clientes em todo o mundo, 38% a mais do que em 2013. Além disso, a Tetra Pak já produziu mais de 130 bilhões de embalagens que ostentam o logotipo, sendo o primeiro certificado emitido em 2007.

Pegada ambiental - Até 2014 as emissões de CO2, em todos os elos da cadeia da Tetra Pak, tiveram queda de 8%, desde 2010, apesar da produção ter registrado um aumento de 7%, no mesmo período. A empresa continua no caminho certo para alcançar sua meta de redução de impacto climático até 2020, comparado aos níveis de 2010.

Dentro das operações da empresa, as emissões de CO2eq continuam abaixo do que foi registrado há quatro anos. Em 2014, as emissões foram 1,5% menores do que em 2010, enquanto os níveis de produção cresceram 13%. O desempenho da Tetra Pak no projeto global “Carbon Disclosure" também melhorou significativamente em 2014, quando a pontuação subiu de 91 para 97, sendo a média da indústria 53 pontos. A classificação foi A-, ante a categoria B em 2013, acima da média da indústria, que é C.

A Tetra Pak também lançou uma série de novas soluções de processamento e envase de alimentos para ajudar seus clientes a reduzir o seu próprio impacto ambiental, e ao mesmo tempo, melhorar a sua eficiência operacional, tais como:

• A Tetra Therm® Aseptic Flex, uma unidade de processamento asséptico contínuo que oferece aos produtores leiteiros os mais altos níveis de desempenho de ultra pasteurização, com o menor impacto ambiental e melhor custo-benefício.

• Um novo processo de pasteurização para sucos de alta acidez que pode diminuir o consumo de energia dos fabricantes em até 20%, ao reduzir a temperatura do segundo processo de pasteurização de 95°C para 85°C, sem comprometer a segurança ou a qualidade do produto final.

• Um serviço de Benchmarking Ambiental para ajudar as companhias de alimentos e bebidas a avaliar o desempenho ambiental de suas operações de produção e identificar oportunidades de melhoria.

• Uma gama mais ampla de tampas produzidas com matéria-prima renovável. A solução pode reduzir as emissões de CO2 entre 14% e 19% em comparação com a alternativa produzida com polietileno convencional, derivado do petróleo.

Reciclagem -As taxas de reciclagem das embalagens da Tetra Pak continuam a progredir. Em 2014, 651 mil toneladas de embalagens foram recicladas no mundo, ante 623 mil toneladas do ano anterior. Isso representa 26% do total produzido pela empresa, sendo que a meta é atingir 40% até 2020. Para isso, a empresa está empenhada e trabalha com seus parceiros para enfrentar os desafios, tais como a falta de infraestrutura em alguns mercados.

Para facilitar a reciclagem, a empresa lançou a Tetra Top® com topo separável, para produtos refrigerados e longa-vida. A embalagem cartonada tem o topo plástico e foi desenvolvida para facilitar a seleção dos materiais para a reciclagem, após o consumo.

De acordo com Mario Abreu, vice-presidente de Meio Ambiente da Tetra Pak, a empresa estabeleceu metas agressivas, mas está conseguindo atingi-las passo-a-passo. "Reconhecemos a importância de manter o foco na dimensão sustentável do negócio, assegurando nosso crescimento ao mesmo tempo em que operamos para proteger o futuro do nosso planeta, e entregarmos produtos, serviços e suporte que ajudam os nossos clientes a fazerem o mesmo", afirma Mario.

Brasil - O país é pioneiro na utilização do polietileno derivado da cana-de-açúcar para a produção das tampas, e em 2014 iniciou a utilização do material também nas camadas das embalagens. Assim, as embalagens produzidas no país passaram a ter até 82% de matéria-prima renovável. Em 2014 a empresa também alcançou o marco de 9,7 bilhões de embalagens distribuídas com o selo do FSC® (Forest Stewardship Council®), um incremento de 12,3% em comparação com o ano anterior.

De acordo com Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, esta é uma meta importante para a companhia que está comprometida em desenvolver produtos mais sustentáveis e utilizar, para a fabricação de suas embalagens, materiais renováveis geridos de forma responsável. “Nosso objetivo é aumentar progressivamente a inclusão do selo em nossas embalagens certificadas e conscientizar o consumidor da importância desta chancela”, afirma Fernando.

No âmbito da reciclagem, a Tetra Pak também registrou desempenho positivo no país. Com 37 indústrias recicladoras parceiras operando em todo o território nacional, foram recicladas 76 mil toneladas de embalagens no ano de 2014.

Certificação FSC® - O Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. FSC é um fórum único onde as partes interessadas de todo o mundo se encontram e, por meio de processos fortes de múltiplas partes interessadas, definem critérios sociais e ambientais essenciais para o manejo florestal. Esses princípios fundamentais são realizados nas florestas em todo o mundo por meio da certificação FSC. | https://br.fsc.org.

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com mais de 23.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “Protege o que é bom™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja. O número de licença FSC da Tetra Pak é FSC® C014047.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: