Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2015 - 07:39

FGV Direito Rio promove a 5ª Competição Interamericana de Direito ao Desenvolvimento Sustentável

Até o dia 6 de março(quinta-feira), a FGV Direito Rio recebe aproximadamente 90 estudantes de 24 Faculdades de Direito ao redor do mundo para a 5ª Competição Interamericana de Direito ao Desenvolvimento Sustentável. A competição busca fomentar a advocacia internacional no campo dos direitos humanos e direito ao desenvolvimento sustentável e segue o formato de tribunal simulado com base em um caso hipotético, onde cada equipe inscrita apresenta um memorial e participa de sessões de argumentação oral perante um painel de juízes.

Conhecido também pelo nome em inglês Moot Court Competition, o evento é realizado em parceria com a Tulane University, dos EUA, e Universidad de Los Andes, da Colômbia. Os participantes desta edição vêm de Espanha, Colômbia, Estados Unidos, Barbados, Porto Rico, Peru, Índia, e dos estados brasileiros de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, enfrentando-se em 40 sessões de julgamentos simulados em três idiomas (português, inglês e espanhol), simultaneamente.

Segundo o coordenador da 5ª edição do evento, professor Michael Freitas Mohallem, a competição oferece para os alunos a oportunidade de conhecimento sobre o funcionamento do sistema interamericano de direitos humanos além do aprofundamento nas áreas do Direito Internacional dos Direitos Humanos e do Direito Ambiental. Outro aspecto essencial é o treinamento em pesquisa jurídica e oratória, além do aprendizado de organização e estruturação de argumentos jurídicos.

“O ‘mooting’ também pode ajudar a construir confiança para falar em público, as habilidades de pesquisa e habilidades de apresentação. É uma grande experiência internacional que tem impacto positivo na carreira. As competições são também momentos únicos para estabelecimento de contatos profissionais e acadêmicos com outros competidores e faculdades envolvidas”, completa o coordenador.

Embora o Brasil tenha uma presença significativa na advocacia perante tribunais internacionais, até pouco tempo não se via uma participação correspondente de estudantes do país em competições internacionais que simulam julgamentos. Segundo o professor Michael, de um tempo para cá o Direito brasileiro passou a atribuir destaque ao papel dos precedentes, de forma que o estudante capaz de articular a lei – ou os tratados internacionais – e jurisprudência com excelência, em documentos jurídicos e verbalmente, aumenta suas chances de destaque profissional.

“Para além dessa transformação, hoje os mercados do direito também são internacionalizados. Estudantes que pretendem ter passagens profissionais fora de seus países devem buscar qualificar-se com experiências valorizadas pelos mercados estrangeiros. Participar de ‘moot court’ é uma delas”, afirma.

. [5ª Competição Interamericana de Direito ao Desenvolvimento Sustentável - Moot Court Competition 2015, de 02 e 06 de março de 2015, na Fundação Getulio Vargas, Praia de Botafogo, 190 – Botafogo, Rio de Janeiro(RJ). [www.fgv.br/direitorio ou pelo telefone: (21) 3799-4608 | Site do evento: http://direitorio.fgv.br/cdma/moot-court-competition/2015].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira