Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2015 - 08:19

Parque eólico da Voltalia em Areia Branca passa a atuar com capacidade total

Primeiro parque da empresa no Brasil, localizado em Areia Branca, tem capacidade de produzir 400.000 MWh de energia elétrica por ano.

A Voltalia Energia do Brasil, empresa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis, começou a gerar energia eólica com plena capacidade em seu complexo de Areia Branca (RN). São 30 aerogeradores com uma potência unitária de 3.0MW, totalizando 90MW e gerando aproximadamente 400.000 MWh por ano, o suficiente para atender mais de 183 mil famílias.

O primeiro dos três parques do Complexo de Areia Branca foi inaugurado em 24 de outubro de 2014 e está ligado ao sistema nacional de energia, por meio de uma linha de transmissão própria de 52 km, que se conecta a Subestação Mossoró. “O parque Eólico de Areia Branca produzirá muito mais que o necessário para atender a demanda de energia da cidade”, afirma Robert Klein, diretor -geral da Voltalia Energia do Brasil.

A empresa também está desenvolvendo e construindo novos parques próximos ao município de Areia Branca. No início de 2016, a Voltalia entrará em operação com mais um complexo eólico no município vizinho Serra do Mel, que junto aos parques de Areia Branca irá gerar 183 MW. O complexo eólico de São Miguel do Gostoso, também no Rio Grande do Norte, está em fase final de construção, com 108 MW - a previsão é que entre em operação no segundo trimestre deste ano. A empresa e seus contratados cuidarão da manutenção e do parque eólico no seu conjunto (aerogeradores, estradas de acesso, linhas de transmissão, entre outros).

Desenvolvimento- “Até agora, a Voltalia já venceu leilões eólicos com mais de 400 MW no Rio Grande do Norte, dentro dos quais 300 MW entrarão em operação entre 2015 e o início de 2016. Outros 100 MW serão entregues até 2018” informou Robert.

Destaca-se o aumento de oportunidades de emprego, melhoria na infraestrutura derivada da construção e operação, projetos socioambientais e diversificação das atividades econômicas regionais, com a geração de vagas qualificadas.

Há também pagamento referente aos arrendamentos de terras, que é feito diretamente aos proprietários das áreas, representando geração e injeção de renda por, no mínimo, 20 anos. Outros benefícios alcançados graças ao desenvolvimento da produção de energia eólica são a regularização fundiária e as averbações das reservas legais, conforme determina o Código Florestal brasileiro.

Vantagens - O Rio Grande do Norte é o um dos estados líderes na geração de energia eólica do Brasil, com capacidade de atender o consumo interno e ainda exportar energia para outros estados. De forma mais específica e relacionada com a Voltalia, podemos destacar o município de Areia Branca.

“Devido à crise hídrica atual do país, a energia eólica se torna uma forte aliada, podendo suprir em prazo mais curto novas capacidades de geração quando comparado com as hidrelétricas, sem contar com a complementaridade sazonal. É por isso que a Voltalia acredita e continua investindo no setor eólico no nordeste do Brasil, uma região que possui um regime de ventos muito favoráveis. Também contamos com o reforço do sistema de transmissão, assim como da cadeia de fornecedores, fatores essenciais pra o melhor aproveitamento da região”, explica Robert.

A Voltalia é uma companhia francesa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis, desenvolvendo e operando projetos multienergéticos com os sistemas eólico, solar, hidráulico e biomassa. A empresa está presente na França, Brasil, Grécia e Guiana Francesa e é cotada na bolsa de valores Euronext Paris desde julho de 2014 (VLTSA). [www.voltalia.com/pt].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: