Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2015 - 07:32

GE e Sanasa transformam Campinas em case de sucesso no reuso de água


A cidade de Campinas (SP) está crescendo rapidamente, tendo o desafio de fornecer o acesso a um saneamento adequado para toda a cidade e de superar os graves problemas de escassez de água da região. Neste cenário, a SANASA (concessionária pública municipal de águas e esgotos), em parceria com consórcio formado entre GE e a CNO, construiu a Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) Capivari II, sendo a primeira planta de tratamento biológico de esgoto municipal com membranas (MBR) em larga escala na América Latina.

Em operação desde 2012, a EPAR é um exemplo de sucesso no tratamento do efluente gerado na região, hoje com a capacidade de tratar 360 L/s de vazão média, podendo atender a uma população de aproximadamente 180 mil pessoas. A GE é a fornecedora do sistema MBR desta planta, que utiliza as membranas de ultrafiltração de fibras ocas submersas ZeeWeed 500D® com porosidade nominal de 0,04 µm para realizar a separação dos sólidos suspensos e microrganismos, produzindo uma água segura com elevadíssima qualidade e alta confiabilidade, permitindo a Sanasa gerar receita com a disponibilização desta água tratada como água de reúso para clientes industriais e comerciais.

O sistema é composto pela associação de um reator biológico (formado por câmaras anaeróbia, anóxica e aeróbia para remoção de nutrientes) com estas membranas de ultrafiltração, o que não permite a passagem de bactérias, parasitas e outros microrganismos nocivos à saúde. A qualidade da água de reúso é tão boa que permite o seu reúso em várias aplicações industriais e comerciais, como por exemplo o recente entendimento entre Sanasa e o Aeroporto de Viracopos para o uso desta água em várias operações do aeroporto.

“A combinação de tecnologias avançadas de tratamento gera uma água com elevada qualidade, o que ajuda a reduzir o consumo de fontes naturais”, comenta Marcus Vallero, Engenheiro de Processos da GE. Ainda que já se beneficie com a água de reúso gerada, a Sanasa pretende avançar ainda mais. “A Sanasa solicitou um estudo para avaliar as tecnologias necessárias para potabilizar a água de reúso produzida na EPAR Capivari II, que produz uma água com 99% de remoção de poluentes em termos de DBO. A intenção da Sanasa é lançar essa água, depois de tratada conforme as exigências da Portaria 2914 do Ministério da Saúde, diretamente na rede de abastecimento”, complementa Arly de Lara Romêo, diretor-presidente da Sanasa. Mais informações sobre a iniciativa da GE e Sanasa podem ser conferidas no vídeo recém-lançado pelas empresas e que apresenta em mais detalhes a operação da EPAR Capivari II.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: