Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/01/2008 - 10:09

Companhia Docas do Rio de Janeiro recebe a certificação ISPS Code

ISPS Code - A Companhia Docas do Rio de Janeiro investiu R$ 5,2 milhões para implantar o sistema integrado de segurança do ISPS. Ao longo do período de adequação às normas da certificação, foram instaladas 75 câmeras nos 7Km do porto, que passaram a ser monitorados pelo centro de controle operacional montado na sede da Guarda Portuária, na Avenida Rodrigues Alves.

Também foram instalados novos portões e catracas eletrônicas de acesso ao porto. Agora a entrada no Porto do Rio só se dá através do uso de cartões magnéticos. A iluminação interna também foi modernizada e ampliada. A finalização náutica foi concluída através de novas bóias adquiridas pela empresa.

Para aumentar o efetivo da Guarda Portuária, também uma exigência do Código Internacional de Segurança das Instalações Portuárias, novos agentes foram contratados por concurso público em 2004, elevando para 203 o número de guardas portuários que atuam na vigilância do porto.

A inspeção da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) para a certificação foi realizada no dia 3 de outubro.

Segundo o coordenador do Cesportos/RJ, comandante Luiz Carlos de Carvalho Cruz em abril deste ano haverá um seminário o sobre Segurança Marírima e em maio sobre ISPS Code.

“A Conportos poderá fazer inspeção a qualquer momento para avaliação das normas de segurança e manutenção da certificação”, informa o presidente da Docas Jorge Luiz de Mello.

A direção de Docas espera que com a implantação do ISPS Code aumente a demanda para 1 milhão de passageiros no Porto do Rio, na temporada 2010/2011.

Durante a cerimônia de entrega estavam presente o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Mello, o coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis - Cesportos/RJ, Cmte. Luiz Carlos de Carvalho Cruz, representando a Direção da Polícia Federal, Valdinho Jacinto Caetano, o major Mário Vaz Lima representando a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Defesa Civil, o cornoel José Paulo, Recita Federal, o superintendente adjunto Francisco Otávio Cardoso e demais representante do setor na Associação Comercial do Rio de Janeiro, centro do Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: