Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2015 - 07:34

A SENER completa o fornecimento do sistema de manipulação para KC390 da Embraer


O primeiro voo desta aeronave foi realizado no dia 3 de fevereiro(terça-feira), no interior do Estado de São Paulo.

São Paulo – O grupo de engenharia e tecnologia SENER completou o fornecimento do sistema de manipulação para grandes peças móveis no programa KC-390 da Embraer.

O projeto da SENER consta de um veículo onidirecional com mecanismo de elevação integrado capaz de manipular e posicionar peças pesadas de até cinco toneladas a cinco metros de altura, com precisão de 0,1 mm. É um sistema que permite a montagem das peças com grande qualidade, repetibilidade e tolerância apertada e pode ser utilizado pela Embraer tanto nos processos de fabricação como nos de manutenção.

Além de efetuar o seu projeto e fabricação em instalações próprias, a SENER é responsável pela sua montagem e start-up nas plantas da Embraer. Após os primeiros meses de operação, a Embraer tem mostrado a sua satisfação, tanto pela qualidade do equipamento quanto pela performance da SENER no projeto.

De fato, o gigante aeronáutico brasileiro realizou, por meio deste sistema, a integração dos primeiros aviões KC-390. O primeiro voo da aeronave KC-390 foi realizado no dia 3 de fevereiro, no Centro de Ensaios em Voo da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, Estado de São Paulo.

Para a SENER, que já estava presente no Brasil, este contrato tem importância não somente por ser o primeiro no setor de aeronáutica, mas também por ser com o terceiro fabricante mundial de aviões civis. Este trabalho para a Embraer tem sido possível graças ao investimento contínuo que a SENER dedica à inovação e que lhe permite estar na vanguarda tecnológica em aeronáutica, principalmente em engenharia de processamento e desenvolvimento de produto e, também, em materiais compostos.

A SENER conta com escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília desde 2010, integrados atualmente por mais de 300 profissionais brasileiros do mundo da engenharia e da construção que desenvolvem projetos em infraestruturas civis, como o estado de futebol do Itaquerão, em São Paulo, ou a linha 4 do metrô desta mesma cidade; em usinas industriais para clientes como a Petrobras e a BR Distribuidora, entre elas a central para a regeneração de óleos usados para a BRF no Rio de Janeiro; no âmbito naval, graças à implantação do seu software CAD/CAM/CAE para projeto e construção de navios, o Sistema FORAN, na Marinha do Brasil e em estaleiros como Aker Promar, STX e Itajaí; e agora também no setor aeroespacial, graças ao contrato aeronáutico no programa KC-390 para a Embraer, ao qual a SENER espera somar, em breve, novas referências no Espaço e Defesa.

Perfil - A SENER é um grupo privado de engenharia e tecnologia fundado em 1956, que procura oferecer aos seus clientes as soluções tecnológicas mais avançadas e que goza de reconhecimento internacional graças à sua independência e ao seu compromisso com a inovação e a qualidade. A SENER conta com mais de 5.500 profissionais nos seus centros da Argélia, Argentina, Brasil, Coreia do Sul, Chile, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Índia, Japão, México, Polônia, Portugal e Reino Unido. A renda de exportação do grupo chega a 1,218 milhões de euros (dados de 2013). A SENER agrupa as atividades próprias de Engenharia e Construção, além das participações industriais em empresas que trabalham nos campos de Energia e Meio Ambiente, assim como no setor de Aeronáutica. Na área de Engenharia e Construção, o SENER se transformou em uma empresa de referência mundial nos setores Aeroespacial, de Infraestruturas e Transporte, de Energia e Processos, e Naval. [www.sener.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira