Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2015 - 07:04

Projeto Fábrica de Florestas planta mais de 80 mil mudas em 2014

Iniciativa, apoiada pela Braskem, aposta ainda no reflorestamento de áreas urbanas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

São Paulo – O projeto Fábrica de Florestas, iniciativa socioambiental desenvolvida com o apoio da Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, quase triplicou o volume de mudas plantadas em 2014 em relação a 2013, com a entrega de aproximadamente 80 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica plantadas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Desenvolvida pelo Instituto Fábrica de Florestas, a ação também foi responsável pela produção de mais de 165 mil mudas em todo território nacional.

Além do trabalho de recuperação de áreas degradadas, o Fábrica de Florestas também investe em ações de sensibilização e capacitação das comunidades envolvidas, por meio de seminários, visitas guiadas e cursos. No último ano, houve a ampliação do projeto ‘Viveiro Escola’, que desenvolve atividades de educação ambiental para alunos da rede pública de ensino e visitantes. No total, mais de 17 mil pessoas participaram das atividades com temas específicos de Florestas, um número 54% maior do que o registrado em 2013.

“Para este ano nossa expectativa é ampliar o plantio em áreas urbanas, dando novas utilizações a áreas anteriormente degradadas, e expandir o número de visitas à Estação Ambiental Braskem Bahia, que foi inaugurada em 2014 e está localizada no Parque do Sauípe. Também manteremos o volume de produção e plantio de mudas, de acordo com a necessidade de cada região”, afirma Álvaro Oyama, diretor-executivo do Instituto Fábrica de Florestas.

O projeto ainda conta com a parceria das prefeituras municipais e instituições de ensino, como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ). Em Duque de Caxias (RJ), estudantes do curso de Engenharia Florestal ministraram aulas semanais para jovens de escolas da região que, em 2014, somaram quase 2 mil.

“É uma premissa constante da Braskem fomentar iniciativas que contribuam para melhorar o desenvolvimento humano, incluindo aspectos como a preservação de áreas verdes e educação ambiental”, afirma André Leal, líder de Responsabilidade Social da Braskem.

Fábrica de Florestas - O programa Fábrica de Florestas é uma iniciativa do Instituto Fábrica de Florestas – e foi criado a partir de preocupação das empresas do polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, com as áreas degradadas e ameaçadas pela ocupação desordenada. Desse estudo surgiu um projeto piloto de plantio comunitário denominado Fábrica de Florestas, com o objetivo de produzir em larga escala espécies vegetais da Mata Atlântica e de sua área de restinga. [www.fabricadeflorestas.org.br].

Perfil - A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: