Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2014 - 07:11

Lwarcel amplia oferta de energia elétrica no mercado livre

Empresa produz energia verde a partir de biomassa para atender demandas das unidades de negócio do Grupo Lwart e exporta o excedente para o mercado.

São Paulo - A Lwarcel Celulose, empresa do Grupo Lwart instalada em Lençóis Paulista (SP), anuncia a venda do excedente de energia elétrica. A companhia comercializou mais de 40.000 MWh no último semestre, um total suficiente para abastecer cerca de 260.000 residências por um mês.

Outubro foi o mês em que a Lwarcel registrou seu recorde de venda de energia, comercializando 8169MWh o suficiente para abastecer uma cidade de 170.000 mil habitantes durante um mês. “Este aumento significativo na nossa capacidade de exportação ocorreu devido as ações de conscientização e utilização racional de energia, investimento em manutenção e melhorias de equipamentos e ações de eficiência energética como a criação de uma Comissão Interna de Conservação de Energia”, explica Luis Künzel, diretor-geral da Lwarcel Celulose.

Diante do atual cenário de volume de chuva abaixo da média para abastecer os reservatórios de hidrelétricas e da grande demanda de consumo de energia elétrica em todo país, as indústrias que possuem termoelétricas, como as do setor de celulose, estão contribuindo para abastecer a matriz energética.

Desde 2009, a Lwarcel possui uma central termoelétrica, composta por uma caldeira de leito fluidizado e um turbogerador de extração e condensação, com capacidade de geração de 17MW. Também faz parte do sistema de geração de vapor e energia elétrica uma caldeira de recuperação química e um turbogerador de contrapressão, que juntos ultrapassam os 30MW de potência instalada. Esse montante, além de garantir a autossuficiência da Lwarcel, também atende a demanda da planta da Lwart Lubrificantes, outra empresa do Grupo, e o excedente é colocado no mercado.

A termoelétrica utiliza como seu principal combustível a biomassa de eucalipto, resíduos florestais (galhos e madeiras) e de serrarias. Segundo Cesar Anfe, gerente de Recuperação e Utilidades da Lwarcel, além de autossuficiência energética, a termoelétrica torna a empresa mais competitiva no mercado por meio da otimização de processos e recursos e também permite autonomia em uma eventual escassez de eletricidade.

O diferencial da energia elétrica gerada com a biomassa é o balanço positivo originado a partir do sequestro de carbono, uma vez que sequestra mais CO2 durante a formação da floresta do que emite no processo de queima na caldeira. Dessa forma, a contribuição para a matriz energética brasileira é sustentável e totalmente renovável.

Lwarcel Celulose -Fundada em 1986 e com atuação marcada pelo crescimento sustentável, a Lwarcel Celulose produz anualmente 250 mil toneladas de celulose de eucalipto e abastece o mercado de papéis para imprimir, escrever, embalagens, papéis especiais e sanitários no Brasil e no exterior.

Toda a madeira consumida pela Lwarcel é proveniente de florestas plantadas de eucalipto, que contam com investimentos contínuos e técnicas modernas do plantio à colheita. As florestas plantadas da Lwarcel possuem o sistema de manejo certificado pelo Forest Stewardship Council® - FSC® e são conduzidas visando preservar a biodiversidade e os recursos naturais.

O crescimento da Lwarcel está baseado em atitudes e princípios de gestão com foco no desenvolvimento sustentável. A empresa é referência em qualidade - ISO 9001, desempenho ambiental - ISO 14001 e eficiência energética, sendo autossuficiente em energia elétrica a partir de combustíveis renováveis que geram energia e vapor para a Lwart Lubrificantes e outra empresa da cidade. [www.lwarcel.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: