Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2014 - 08:11

Vale e Porto de Qingdao celebram acordo de cooperação

O Terminal Marítimo Ponta da Madeira, no Maranhão, e o Porto de Qingdao, na China, assinaram um acordo que abre caminho para o aumento da movimentação de minério de ferro entre o terminal brasileiro e o porto chinês. Pelo acordo, o Terminal Marítimo Ponta da Madeira e o Porto de Qingdao vão intensificar a troca de informações, melhores práticas e estudos de interesse comum e benefício mútuo em relação a comércio e promoção de rotas marítimas entre os dois países.

De acordo com o comunicado da mineradora, isso inclui avaliar as oportunidades de melhoria nos serviços de transporte e logística para o aumento nos volumes de minério de ferro; cooperação para desenvolvimento, planejamento e gestão portuária; otimização de processos e melhoria da produtividade; uso e promoção de produtos de baixo carbono e realizações científicas e tecnológicas. Projetos de baixo carbono e iniciativas verdes com o objetivo de melhorar os processos de logística, bem como o intercâmbio de iniciativas para a economia de energia e redução de emissões, reforçam o compromisso com a sustentabilidade da Vale e do porto de Qingdao.

O Terminal Marítimo Ponta da Madeira é capaz de receber cinco navios ao mesmo tempo. O terminal é usado principalmente para exportar minério de ferro, manganês, concentrado de cobre e ferro gusa produzidos pela Vale, além de ferro gusa e soja de terceiros. Em 2013, Ponta da Madeira foi responsável pelo embarque de 112 milhões de toneladas, dos quais 105,6 milhões de toneladas de minério de ferro.

Um dos maiores portos do mundo, o Porto de Qingdao, localizado na costa leste no norte da China, é um importante centro para o comércio internacional no Pacífico. Em 2013, o Porto de Qingdao movimentou 450 milhões de toneladas de carga e seu volume de contêineres foi de 15,52 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Anualmente, o porto chinês recebe mais de 100 milhões de toneladas de minério de ferro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: