Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2014 - 08:58

Petronas Lubrificantes Brasil otimiza reuniões executivas em todo o mundo

Com plataforma de vídeo colaboração Polycom® RealPresence®. A vídeo colaboração atinge mais de 400 usuários, que graças ao recurso de interoperabilidade da plataforma, conseguem conectar-se aos cerca de cinco mil colaboradores em mais de 20 localidades ao redor do mundo. O sistema foi implantado em menos de três meses e o projeto pagou-se já no primeiro ano de operação.

São Paulo - A Petronas Lubrificantes Brasil é uma indústria petroquímica pertencente à empresa estatal da Malásia Petroliam Nasional Berhad. Sua incorporação é resultado da fusão de duas renomadas companhias de lubrificantes e fluidos funcionais – FL Selenia e Petronas Unidade de Lubrificantes – dando origem a uma nova organização focada no fornecimento de lubrificantes e fluidos funcionais para todo o mundo. A companhia conta com mais de dois mil colaboradores espalhados pelos continentes, e essa grande ramificação internacional dificultava a condução das operações, devido à dificuldade na realização de reuniões presenciais. Por isso a necessidade em obter opções flexíveis de conectividade e compartilhamento de conteúdo. Atualmente, os profissionais da Petronas Lubrificantes Brasil conseguem se comunicar à distância de maneira fácil e segura graças à plataforma de vídeo colaboração Polycom® RealPresence®.

Os quatro pontos de videoconferência da Petronas interligam Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Quilmes, na Argentina, incluindo todos os departamentos da empresa e totalizando cerca de 400 usuários. Além disso, por meio dessa infraestrutura, a Petronas Brasil e sua planta na Argentina conectam-se com todos os escritórios da companhia no mundo todo, o que é possível graças às características da tecnologia empregada.

São realizadas com o apoio da vídeo colaboração reuniões com o corpo diretivo e também treinamentos a nível executivo. Para a companhia, uma característica simples e importante que trouxe facilidade para o dia a dia dos colaboradores foi a utilização do Polycom® Touch Control em substituição ao controle remoto. O equipamento é uma solução de interface gráfica altamente intuitiva que permite aos usuários iniciarem vídeo conferências rapidamente, o que acelera as Comunicações Unificadas (UC) e a vídeo colaboração em toda a empresa e ainda facilita o uso da solução por qualquer pessoa, tornando essa experiência do dispositivo pelo usuário mais amigável.

“Antes do uso das soluções de vídeo colaboração, todas as reuniões e treinamentos eram realizados presencialmente, o que não contribuía para as operações, uma vez que tornavam as atividades mais lentas e onerosas. Após a implantação da plataforma, as reuniões tornaram-se mais frequentes, otimizando a operação e reduzindo os custos. Além disso, os equipamentos proporcionam uma excelente comunicação visual, aperfeiçoando a colaboração desde a mesa de trabalho até a sala de conferência”, enfatiza Fábio Nascimento, analista sênior de TI da Petronas Lubrificantes Brasil.

Resultados - Os objetivos iniciais almejados com a vídeo colaboração foram plenamente atendidos. Um aspecto muito importante é que essas reuniões podem se valer do mesmo nível de confiabilidade e segurança de um encontro presencial.

Anteriormente, a empresa despendia uma enorme quantidade de tempo e desgaste para viabilizar reuniões ou treinamentos externos, com a participação de todas as localidades. Com os recursos de vídeo colaboração, os encontros acontecem a qualquer momento, sem que seja preciso que os participantes, muitas vezes com agendas extremamente conturbadas, organizem-se para realizar longas viagens. A flexibilidade atingida fez com que a Petronas registrasse um aumento significativo na frequência dos participantes, o que além de praticidade e otimização do tempo, trouxe agilidade para as tomadas de decisões, que passaram a ser mais imediatas. Em situações emergenciais, por exemplo, os representantes da companhia não precisam estar locados em seus escritórios para retomarem de última hora algum assunto urgente, o que aumenta consideravelmente a produtividade, e contribui para um bom andamento de todas as operações e atividades da companhia.

Esse cenário também fez com que a Petronas alcançasse um benefício intangível, que foi proporcionar melhorias na qualidade de vida de seus colaboradores, seja qual for o seu setor ou localidade de atuação. Graças à redução da necessidade de deslocamentos, os executivos passaram a ter mais tempo para focar em suas atividades e em sua própria vida pessoal.

Obviamente, todos os benefícios mencionados acima culminaram em uma diminuição de custos. Essa é a primeira experiência de vídeo colaboração da Petronas e, após a implementação do sistema, que durou cerca de três meses, o retorno sobre o investimento (ROI) foi obtido em menos de 12 meses. Isso foi possível pela economia com despesas relacionadas ao deslocamento de colaboradores, uma vez que as viagens internacionais somadas à hospedagem tornavam as reuniões muito mais onerosas do ponto de vista financeiro.

Interoperabilidade - As comunicações empresariais nunca foram tão importantes para a Petronas Brasil, que precisa estar constantemente alinhada e em comunicação com a Petronas Lubricants International (PLI), com unidades em mais de 20 localidades em todo o mundo. Dentro deste contexto de dispersão geográfica, um dos pontos que fez a diferença no projeto foi a capacidade de integração e interoperabilidade das soluções da Polycom com diferentes plataformas. Independente da versão, fabricante ou características técnicas do equipamento que está do outro lado, é possível obter uma excelente experiência de vídeo por meio de uma interface simples e revolucionária.

“Como possuímos escritórios espalhados globalmente e que utilizam diversos tipos e recursos de tecnologia distintos, o aspecto mais inovador que a adoção da vídeo colaboração nos trouxe, a partir das nossas principais necessidades, foi a interoperabilidade das plataformas, recurso que alavancou o sucesso da nossa experiência com a vídeo colaboração”, afirma Nascimento.

A Polycom auxilia as empresas a desenvolver o poder da colaboração humana. Mais de 400 mil empresas e instituições ao redor do mundo superam a distância com as soluções seguras de voz, vídeo e conteúdo da Polycom, para aumentar a produtividade, acelerar o tempo de lançamento no mercado, proporcionar um melhor atendimento ao cliente, expandir a educação e salvar vidas. A Polycom e seu ecossistema global de parceiros fornecem soluções de colaboração flexíveis para qualquer ambiente, oferecendo a melhor experiência de usuário, a mais ampla interoperabilidade multi-fornecedores e uma inigualável proteção ao investimento. [www.polycom.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira