Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2014 - 08:54

Endesa Brasil discute inovação, pesquisa e eficiência energética em Búzios

4º Encontro Endesa Brasil de P&D e Eficiência Energética reuniu representantes de empresas, agências governamentais e universidades.

Niterói (RJ) – A cidade de Búzios recebeu nos dias 17 e 18 de novembro (segunda e terça-feira), o 4º Encontro Endesa Brasil de P&D e Eficiência Energética. O evento foi realizado no Ferradura Resort, na Praia da Ferradura, e contou com a participação do presidente da distribuidora de energia Coelce, Abel Rochinha, de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agerio (Agência Estadual de Fomento), da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), além de institutos de pesquisa, universidades, empresas de base tecnológica e especialistas do setor elétrico.

O superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Aneel, Máximo Pompermayer, destacou a iniciativa da Endesa Brasil em colocar em pauta o incentivo à pesquisa e à tecnologia. “É muito bom ver a presença de tantas empresas de tecnologia neste evento. Infelizmente, isso não é um padrão no nosso país, mas vem se mostrando um padrão da Endesa Brasil. E parabenizo o grupo por isso.”, comentou Máximo.

Os participantes puderam conhecer diversos projetos e produtos inovadores desenvolvidos pelas empresas do grupo Endesa Brasil: distribuidoras de energia Ampla e Coelce, Endesa Geração e Prátil . Além disso, o Encontro discutiu os ecossistemas de inovação e eficiência energética sob diversas óticas, como a regulatória, a das empresas de tecnologia e de energia e a de órgãos financiadores de projetos.

“Nosso principal objetivo com o encontro de P&D e Eficiência Energética deste ano é discutir o desafio de transformar pesquisa e tecnologia em valor agregado para nossos clientes. E é nessa linha que a Endesa Brasil quer avançar”, destacou Bruno Cecchetti, Responsável pela Área de Inovação e Eficiência da Endesa Brasil.

Durante o evento, também foram apresentados os principais avanços do projeto “Cidade Inteligente Búzios”, que a Endesa Brasil desenvolve no município por meio da Ampla. De acordo com Weules Correia, coordenador do projeto, além da tecnologia, a vertente social é essencial para o sucesso das ações desenvolvidas pela companhia na cidade. “Temos uma integração social muito forte no projeto Cidade Inteligente Búzios, com a tecnologia à disposição das pessoas e presente no cotidiano do município.”, destaca Weules.

O “Cidade Inteligente Búzios” é uma aposta estratégica do Grupo Enel, por meio da distribuidora Ampla, em pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia (smart grids), como base do novo modelo energético. A iniciativa conta com a instalação e integração de tecnologias de distribuição e medição inteligente de energia, tais como Infraestrutura de medição avançada (AMI), automação da rede com recomposição automática, instalação de fontes de geração de energia renovável conectadas à rede de distribuição, entre outras, juntamente com projetos socioambientais voltados para o consumo consciente de energia e outros recursos, além de geração de renda e formação de redes de relacionamento. Com o “Cidade Inteligente Búzios”, a Ampla pretende transformar o município em referência em sustentabilidade e consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: