Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2014 - 08:54

ABEEólica participa da UNECE Sustainable Energy Week

A Associação participa do workshop UNFC-2009 Classification for Renewable Energies – Opportunities and Challenges.

A ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica, instituição que congrega e representa o setor de energia eólica no País, estará presente no evento UNECE Sustainable Energy. O evento acontece entre os dias 17 e 21 de novembro(segunda a sexta-feira), no Palácio das Nações em Genebra – Suíça. Evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No cenário atual da economia global e as tendências das economias dos mercados de energia culminaram em resultados conflitantes com os objetivos dos Estados membros da Comissão Econômica Europeia das Nações Unidas (UNECE), no que se refere ao desenvolvimento sustentável, e esta é a principal motivação para a promoção deste evento internacional.

O mapa global da energia está sendo redesenhado. O uso do carvão e a consequente emissão de gases com efeito de estufa estão aumentando, assim como as tarifas de energia, embora não se observe melhoria na qualidade dos serviços prestados neste segmento.

Também são observadas mudanças na geopolítica da segurança no fornecimento de energia, especialmente com o destaque concedido ao gás natural.

Preocupações com a segurança energética atual fomentam a necessidade, cada vez mais expressiva, em considerar mudanças na gestão do portfólio de energia, direcionando para um mix entre os recursos convencionais e renováveis nas matrizes energéticas.

A inclusão dos recursos renováveis nos sistemas, aos moldes da inserção dos recursos não renováveis oferece uma oportunidade de melhorar significativamente a percepção e compreensão das perspectivas do potencial energético de todos os recursos.

Para discutir este cenário global atual, este evento, o qual conta com workshop específico sobre as fontes de energia renovável, reunirão representantes de Nações Unidas, governos, organizações internacionais, da indústria, sociedades e associações profissionais, universidades e outros atores chaves envolvidos em atividades relacionadas com a classificação e comunicação de recursos energéticos, em particular os recursos renováveis.

No referido workshop também serão apresentados aos participantes, atividades em curso realizadas pelo grupo de trabalho da UNECE designado à aplicação da classificação de recursos de energia e reservas minerais. O processo de classificação dos projetos de energia consiste em identificar um projeto associado a uma fonte de energia renovável, classificando-o com base no status do projeto técnico e a viabilidade econômica e social deste projeto.

Este trabalho inclui o desenvolvimento de especificações dos produtos para diferentes fontes renováveis de energia (bioenergia, geotérmica, hídrica, solar e eólica). As visões e opiniões de todas as partes interessadas são fundamentais para garantir o desenvolvimento de um robusto conjunto de especificações que atendam às necessidades de todos os potenciais utilizadores finais.

Nos dias, 17 e 18 de novembro, a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Melo, participou do segundo workshop UNFC-2009 sobre a Classificação para Energias Renováveis – Oportunidades e Desafios. A participação da ABEEólica ocorreu no segundo dia deste workshop e teve como foco a apresentação do desenvolvimento do setor eólico brasileiro, além das oportunidades e dos desafios para os stakeholders deste setor.

Ainda neste dia de apresentações, representantes de instituições relacionadas à bioenergia, energia solar e hidroelétrica também farão suas considerações sobre as perspectivas de desenvolvimento mundial destas fontes.

A programação do primeiro dia de evento conta com palestras sobre oportunidades para energias renováveis e para energia geotérmica.

ABEEólica - Atuar em prol da estruturação de um setor eólico competitivo e consolidado, em um programa de longo prazo, é o objetivo da ABEEólica, uma associação privada sem fins lucrativos, que congrega empreendedores geradores, fabricantes de aerogeradores e suas respectivas cadeias produtivas, contando hoje com 92 associados. Ao promover a produção de energia elétrica a partir da força dos ventos como fonte complementar da matriz elétrica nacional, a ABEEólica representa seus associados junto as principais instituições, que fazem a politica, a regulação e o desenho de mercado do setor elétrico brasileiro. Neste ambiente se discute propostas de leis, regulamentos, metodologias de leiloes, a fim de tornar o setor elétrico um ambiente adequado para os investimentos na produção de energia limpa, eletricidade a sociedade, de forma eficiente e com retorno justo aos investidores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: