Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2014 - 08:58

Bradesco quer conciliar mais de 15 mil processos

O Bradesco indicará aos tribunais de Justiça dos estados mais de 15 mil processos para serem discutidos durante a nona edição da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com as cortes estaduais, trabalhistas e federais, entre os dias 24 e 28 de novembro. A Semana Nacional da Conciliação possibilita a resolução de conflitos por meio de um acordo amigável entre as partes mas, sobretudo, com o objetivo de consolidar uma cultura de conciliação no País.

A expectativa do Banco Bradesco é conseguir resolver por meio da conciliação, até o final do ano, cerca de 18,5 mil processos nos quais a instituição é ré ou autora. O banco promove as tentativas de conciliação na Justiça desde 2010, quando conciliou 4,6 mil processos, contabilizados durante a Semana Nacional da Conciliação daquele ano (2,3 mil) e em audiências avulsas (2,2 mil).

Desde então, o Bradesco já conciliou em 45 mil ações, sendo 30,2 mil fora da Semana Nacional da Conciliação e 15 mil durante as quatro semanas ocorridas nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013. No ano passado, durante a VIII edição da Semana Nacional, o Bradesco finalizou 2,5 mil processos judiciais. Durante o ano, foram 6,7 mil casos conciliados, fora do mutirão.

“Termos essa prática dentro e fora das Semanas significa que estamos adquirindo a cultura da pacificação de maneira natural”, afirmou o coordenador do Comitê Gestor da Conciliação no CNJ, conselheiro Emmanoel Campelo. “Nos últimos anos, empresas e Justiça estão tomando a frente do movimento da conciliação e não esperam a Semana Nacional acontecer para propor soluções não judiciais para os conflitos”, completou.

A Semana Nacional da Conciliação, que ocorre anualmente em todos os tribunais do País, foi criada para ajudar a reduzir o estoque de processos na Justiça brasileira, servindo de exemplo para os tribunais investirem na prática durante todo o ano. Desde 2006, quando foi criada a Semana, foram realizadas mais de 2 milhões de audiências de conciliação, atingindo cerca de R$ 6 bilhões em valores homologados, somente ao longo das oito semanas.

Outras instituições bancárias também participarão da Semana Nacional, entre elas a Caixa Econômica Federal, que deve disponibilizar para conciliação mais de 30 mil processos nos quais figura como parte, e o Santander, que levará 5 mil.

Além dos tribunais, entidades representativas de classe, empresas públicas, empresas privadas e órgãos públicos já fizeram parcerias com o Judiciário a fim de encerrar milhares de processos. Magistrados da ativa, servidores, juízes e desembargadores aposentados e conciliadores voluntários dos ramos Estadual, Federal e do Trabalho participam do esforço do Judiciário.

Vale lembrar que quem tem processos na Justiça e deseja solucionar o conflito por meio de acordo entre as partes deve entrar em contato com os tribunais. Se não for possível incluir o caso na campanha, o processo poderá ser trabalhado de maneira consensual ao longo do ano, nos programas regulares de conciliação dos tribunais. | Regina Bandeira/CNJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: