Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/11/2014 - 06:05

Menor demanda da indústria por energia elétrica puxa retração do consumo na segunda semana de novembro

InfoMercado semanal da CCEE aponta estabilidade da geração e baixa de 6,7% no consumo de energia no país entre 1 e 11 de novembro.

São Paulo – Entre os dias 1º e 11 de novembro, a geração elétrica no país foi de 63.018 MW médios, o que representa queda de estabilidade (+0,02%), frente ao mesmo período de 2013. A informação consta da edição semanal do InfoMercado, boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, boletim que traz resultados preliminares de medições de consumo e geração de energia elétrica no mês corrente e os dados da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo acumulado nas duas primeiras semanas de novembro teve queda de 6,70%, na comparação com 2013: tal queda pode ser reflexo da falta de dados coletados no período (5,12%) e do cenário de retração industrial por conta também do elevado Preço da Liquidação das Diferenças – PLD, que se manteve no valor teto de R$ 822,33/MWh. Tais fatores influenciaram a baixa do consumo, especialmente, no mercado livre de energia elétrica. A retração média registrada no uso de energia por consumidores livres e especiais, de 7%, foi puxada pelo setor de alimentos e bebidas (-22%), veículos (-14%), além do setor de saneamento e metalurgia e produtos de metal (ambos com -13%). Já as indústrias de extração de minerais metálicos foram as que apresentaram maior alta, com consumo 9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Na geração, segundo o informativo, o destaque ficou por conta da produção dos parques eólicos e das usinas termelétricas. No caso das eólicas, o crescimento foi de 87,5% em relação à geração no mesmo mês do ano anterior, sendo que a representatividade da fonte subiu 1,5 pontos percentuais na representatividade relativa da geração. Nas térmicas a variação da produção foi de 29,9%, o que levou a fonte a atingir 28,4% da geração total até o momento.

A partir desta edição, o InfoMercado passou a apresentar também uma previsão do déficit de geração das hidrelétricas que fazem parte do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE em relação à garantia física. A projeção, obtida no boletim InfoPLD, para a segunda semana de novembro é de geração de 44.626MW médios no MRE, contra uma garantia física sazonzalizada de 47.458MW médios, o que representa déficit na geração estimado de 5,97%.

InfoMercado Semanal – premissas: . Medição apurada em MW médios no ponto de conexão (sem as perdas da rede básica);

. Dados de geração contemplam as novas unidades geradoras modeladas na CCEE ao longo do mês;

. Consumo cativo das unidades consumidoras parcialmente livres está alocado ao ACL;

. Os dados apresentados consideram apenas o consumo líquido do sistema Manaus. [www.ccee.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: